Robô em Marte fotografa uma das luas do planeta

Perseverance captou o pequeno satélite cintilando no céu empoeirado de Marte. Confira o vídeo.

Robô em Marte fotografa uma das luas do planeta

Enquanto capturava imagens para observar as nuvens, um robô em Marte acabou captando uma das luas do planeta, a pequenina Deimos. As imagens foram feitas pelo Perseverance, da NASA, que chegou ao planeta vermelho no início deste ano.

binoculo 7x50 1

Por mais que o rover tenha sido desenvolvido para estudar rochas em busca de evidências de vida no passado do planeta, ele também é utilizado para observar os céus empoeirados de Marte.

O vídeo foi publicado no perfil oficial da missão no Twitter.

Fobos e Deimos

Deimos é a menor das duas luas do planeta, com cerca de 12,4 km de largura e orbitando o planeta a 23,5 mil km de altitude. Ela completa uma volta ao redor de Marte a cada 30 horas. Já Fobos, com 22 km de diâmetro, orbita o planeta a uma altura de 9,2 mil km.

Atualmente, a teoria mais aceita é que essas duas pequenas luas são asteroides capturados pela gravidade de Marte. Porém, uma missão japonesa deverá ser lançada em 2024 na direção do planeta para comprovar essa hipótese ou se os satélites são fragmentos gerados por um grande impacto no passado do planeta vermelho.

canal de ofertas

Esta não é a primeira vez que as luas marcianas são fotografadas. O robô Curiosity, por exemplo, já fez várias fotos de Fobos e Deimos desde que pousou em 2012, na cratera Gale.

Deimos captado pela Perseverance.
Deimos captado pela Perseverance. Crédito:  NASA / JPL-Caltech / ASU / MSSS

VEJA MAIS

Perseverance

Com o tamanho de um carro, e pesando cerca de 1 tonelada, o rover Perseverance pousou na cratera Jezero em fevereiro de 2021, onde existem evidências de que a área já foi inundada por água.

A cratera conta com um depósito de minerais argilosos, o que torna o local ideal para buscar bioassinaturas, marcadores deixados nas rochas marcianas por potenciais formas de vida microbianas, supondo é claro que elas existiram no passado.

O rover também deve perfurar e guardar amostras para uma futura missão que retorne à Terra. A expectativa é que, até 2031, uma sonda construída em conjunto entre a NASA e a ESA faça a viagem de ida e volta de Marte, trazendo essas amostras.

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *