Estação Espacial apresenta vazamento de ar

Astronautas foram orientados a permanecer no segmento russo da ISS.

Infográfico apresenta a estrutura da ISS e o nome dos módulos do segmento russo da estação espacial. Imagem: NASA
Infográfico apresenta a estrutura da ISS e o nome dos módulos do segmento russo da estação espacial. Imagem: NASA

Os três tripulantes a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) passarão o próximo fim de semana confinados no segmento russo do laboratório orbital. A NASA afirmou que foi detectado um vazamento de ar acima do normal no interior da ISS.

O astronauta Chris Cassidy e os cosmonautas Ivan Vagner e Anatoly Ivanishin se dirigiram nesta sexta-feira, 21, até o módulo de serviço Zvezda, onde devem permanecer até a próxima segunda-feira de manhã.

Durante esse período, será realizado um teste de vazamento, para que seja possível isolar, identificar e reparar o problema.

De acordo com a agência espacial, a atmosfera da estação é mantida em uma pressão confortável para os astronautas. No entanto, é comum o ar vazar com o tempo, o que exige uma repressurização de rotina, utilizando tanques de nitrogênio entregues em missões de reabastecimento.

Vazamento na ISS

Em setembro do ano passado, a NASA já tinha detectado um ligeiro aumento na taxa de vazamento de ar, mas precisou reunir mais dados para ter certeza do problema.

Segundo a agência espacial o vazamento ainda está dentro das especificações e não representa perigo para os tripulantes ou para a ISS.

Uma curiosidade é que o módulo Zvezda foi utilizado como alojamento há quase 20 anos, na primeira tripulação da estação espacial.

VEJA MAIS

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.