Robô da NASA parte rumo a Marte

Missão da Perseverance é procurar sinais de vida no planeta vermelho.

robô da nasa parte rumo a marte
Lançamento do foguete Atlas 5, transportando o rover Perseverance. Imagem: NASA TV/Reprodução

Na manhã desta quinta-feira, 30, a NASA conseguiu lançar com sucesso o rover Perseverance em direção a Marte. A decolagem do foguete Atlas 5 ocorreu às 08h50 (horário de Brasília), a partir de Cabo Canaveral, na Flórida, EUA.

binoculo 7x50 1

O projeto custou US$ 2,7 bilhões (R$ 13,96 bilhões na cotação atual) e será a nona missão da NASA a pousar em Marte. A NASA diz que construiu o explorador robótico mais avançado já enviado para o espaço profundo.

O rover, do tamanho de um carro, pesa 1,02 tonelada e mede cerca de 3 metros de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,7 metros de altura.

O Perseverance chegará a Marte em 18 de fevereiro de 2021. Ele está carregando sete instrumentos científicos diferentes com o objetivo de buscar sinais de vida microbiana no passado do planeta vermelho. A última missão do tipo ocorreu na década de 1970, quando as sondas Viking 1 e 2 pousaram em Marte.

canal de ofertas

O local de pouso escolhido foi a Cratera Jezero, que apresenta evidências de que ela já foi inundada por água no passado. Ela também contém um depósito de minerais argilosos em seu interior, tornando um bom lugar para estudos astrobiológicos.

A ideia é procurar bioassinaturas, marcadores deixados nas rochas marcianas por formas de vida microbianas, supondo que elas existiram no passado.

O rover também vai perfurar amostras básicas da superfície e guardá-las para uma eventual e futura missão de retorno à Terra, algo que ainda pode demorar uma década para acontecer. A expectativa é que até 2031, uma sonda construída em conjunto entre a NASA e a ESA faça a viagem de ida e volta de Marte, trazendo essas amostras.

É válido deixar claro que o veículo espacial possui instrumentos para ajudar os cientistas a escolher quais rochas colher, mas não terá a capacidade de confirmar por si próprio se a vida já existiu em Marte.

“Não somos uma missão de detecção de vida. Estamos à procura de sinais de vidas passadas na superfície de Marte.” disse Adam Steltzner, engenheiro-chefe da missão

VEJA MAIS

Pela primeira vez, a Perseverance tentará escutar o vento marciano, por meio de dois microfones instalados em sua estrutura.

Outra novidade da missão é o Ingenuity, um helicóptero movido a energia solar de dois rotores, preso à barriga do rover, que se tornará a primeira aeronave construída pelo homem a voar em outro mundo.

O rover Perseverance da NASA é a terceira missão marciana lançada neste mês, após a decolagem, em 19 de julho do orbitador Al Amal, desenvolvido pelos Emirados Árabes Unidos, e em 23 de julho, da chinesa Tianwen 1.

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.