NASA anuncia desenvolvimento de novo telescópio espacial

Batizado de COSI, observatório de raios gama vai estudar história da Via Láctea.

NASA anuncia desenvolvimento de novo telescópio espacial
Crédito: NASA / JPL-Caltech

A NASA anunciou que selecionou uma nova proposta de telescópio espacial com o objetivo de estudar as estrelas e a formação dos elementos químicos na Via Láctea. O novo observatório de raios gama foi batizado de Compton Spectrometer and Imager (COSI) e deverá ser lançado no ano de 2025.

binoculo 7x50 1

O COSI estava entre as 18 propostas de construção de telescópios de astrofísica recebidas pela agência espacial, em 2019. Após uma análise detalhada, cientistas e engenheiros selecionaram o telescópio de raios gama para continuar o desenvolvimento.

A missão estudará os raios gamas de átomos radioativos produzidos por explosões de estrelas massivas. Com esses dados, será possível mapear onde os elementos químicos foram formados em nossa galáxia.

O COSI também estudará a origem misteriosa dos pósitrons na Via Láctea, também conhecidos como antielétrons – partículas subatômicas que têm a mesma massa de um elétron, mas uma carga positiva.

“Por mais de 60 anos, a NASA forneceu oportunidades para missões inventivas e de menor escala para preencher lacunas de conhecimento onde ainda buscamos respostas. O COSI responderá a perguntas sobre a origem dos elementos químicos em nossa própria galáxia, a Via Láctea, os próprios ingredientes essenciais para a formação da própria Terra”, afirmou Thomas Zurbuchen, administrador associado do Diretório de Missão Científica da NASA.

canal de ofertas

COSI

A equipe do COSI passou décadas desenvolvendo a tecnologia do telescópio espacial por meio de voos em balões científicos.

Em 2016, por exemplo, eles enviaram uma versão do instrumento de raios gama do COSI a bordo de um balão de superpressão da NASA, que é projetado para voos longos e transporte de cargas pesadas, e que circundou o globo durante 14 dias de voo.

VEJA MAIS

O COSI terá um custo aproximado de US$ 145 milhões (R$ 806 milhões na cotação atual do dólar), sem incluir os custos de lançamento.

A NASA ainda deverá anunciar o provedor que realizará o lançamento ao espaço do COSI.

Ilustração artística do COSI.
Ilustração artística do COSI. Crédito: UC Berkeley

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *