Brasileiro registra possível impacto de asteroide em Júpiter

Esta pode ser a oitava colisão detectada no planeta desde o impacto do cometa Shoemaker-Levy 9.

jose luis pereira
Foto do brasileiro José Luis Pereira.

Na última segunda-feira, 13 de setembro, o planeta Júpiter foi alvo de uma colisão com um objeto, possivelmente um pequeno asteroide ou cometa. A explosão do impacto foi registrada da Terra, pelo astrônomo amador brasileiro José Luis Pereira. A informação foi divulgada pela revista Sky and Telescope.

O impacto foi registrado às 19h39 (horário de Brasília). Se confirmado, este será o oitavo detectado em Júpiter desde julho de 1994, quando fragmentos do cometa Shoemaker-Levy 9 se chocaram contra o planeta gigante gasoso.

O flash do impacto pode ser visto abaixo, deslocado um pouco para a direita, na região equatorial de Júpiter. O vídeo está em looping, sendo repetido várias vezes para facilitar a visualização do impacto.

Para essa descoberta, Pereira utilizou um telescópio refletor newtoniano de 275 mm e o software DeTeCt, programa gratuito utilizado para pesquisas de eventos transitórios, como é o caso de impactos planetários.

O registro foi feito a partir da cidade de São Caetano do Sul, na região metropolitana do estado de São Paulo. Apesar do mau tempo na época, ele decidiu continuar com a observação e foi recompensado com o impacto.

“Para mim foi um momento de grande emoção, pois há muitos anos procuro o registro deste evento”, disse Pereira.

Outros registros do impacto

Além do brasileiro, outros astrônomos amadores estão sendo encorajados a verificar quaisquer vídeos ou fotos tiradas de Júpiter na noite do último dia 13 de setembro para confirmar o impacto.

Segundo o SpaceWeather, um astrônomo alemão, Harald Paleske, também registrou o impacto enquanto observava a sombra do satélite Io sobre a atmosfera de Júpiter. Um flash de luz brilhante me surpreendeu”, diz ele. “Só poderia ser um impacto.” concluiu.

Impactos do tipo mostram que o Sistema Solar é mais perigoso do que pensávamos.

impacto jupiter harald paleske
Imagem captada pelo alemão Harald Paleske com setas indicando a localização do possível impacto em Júpiter.