Em livro, astrofísico defende que Oumuamua é uma espaçonave alienígena
Avi Loeb lança livro que conta a história da descoberta do enigmático objeto espacial.
No próximo dia 26 de janeiro, o astrofísico israelita-estadunidense Avi Loeb lança nos Estados Unidos o seu mais novo livro, o Extraterrestre: o primeiro sinal de vida inteligente fora da Terra, que conta a história do enigmático objeto Oumuamua.
Loeb, que recentemente deixou o cargo de presidente do Departamento de Astronomia da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, defende a teoria de que não estamos sozinhos no Universo.
Em outubro de 2017, foi descoberto pelo telescópio Pan-STARRS, instalado no Havaí, o primeiro objeto interestelar detectado próximo da Terra e que vinha de fora do Sistema Solar.
Além da sua alta e incomum velocidade, o objeto chamou a atenção dos astrônomos por não parecer nem com um cometa e nem com um asteroide.
Ele também tem uma órbita estranha, é brilhante e tem um formato alongado.
O estranho objeto apresentou ainda um impulso além da gravidade solar, mas não mostrou moléculas ao longo de sua trajetória, o que poderia indicar um cometa.
Diante do mistério, ele foi batizado com o nome de “Oumuamua”, uma palavra havaiana que quer dizer “um mensageiro de longe que chega primeiro”.
Em seu livro, Avi conta que o objeto extraterrestre viajou por dentro do nosso Sistema Solar vindo da estrela Vega, distante 25 anos-luz da Terra, e que ele seguiu em direção à constelação de Pegasus.
VEJA MAIS
- Astrônomo amador sugere origem do enigmático ‘Sinal Wow’
- Quer saber mais sobre vida em outros planetas? Confira estes livros!
- NASA pode enviar submarino para Titã
Ele apoia a ideia de que Oumuamua é uma espaçonave construída por alguma civilização alienígena avançada.
“Algumas pessoas não querem discutir a possibilidade de que existem outras civilizações lá fora […]. Elas acreditam que somos especiais e únicos. Eu acho que isso é preconceito que deve ser abandonado”, publicou o tabloide Daily Star trecho do livro.
Ao longo do texto, Loeb também discorre sobre as implicações dessa “visita extraterrestre” para a ciência, religião e o futuro da humanidade.
O livro já se encontra à venda na Amazon.
Com informações de Scientific American e Jornal do Brasil.
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Sobre o Autor