Sonda BepiColombo sobrevoa Vênus

Espaçonave possui um detector capaz de medir os níveis de fosfina na atmosfera venusiana.

sonda bepicolombo sobrevoa venus nesta noite
Ilustração artística da sonda BepiColombo se aproximando de Vênus. Imagem: Airbus Space/ESA/JAXA.

Nesta madrugada, a sonda BepiColombo, uma missão conjunta entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), fará o seu primeiro sobrevoo sobre Vênus.

binoculo 7x50 1

O encontro ocorre cerca de um mês depois de cientistas anunciarem a descoberta da presença de fosfina na atmosfera venusiana, um biomarcador que pode indicar a presença de vida no planeta.

BepiColombo é a primeira missão europeia/japonesa enviada para Mercúrio. Lançada em outubro de 2018, ele chegará ao planeta apenas em 2025.

Ironicamente, a espaçonave está equipada com o Mercury Radiometer and Thermal Infrared Spectrometer (MERTIS), um detector projetado para estudar Mercúrio, mas que é capaz de medir os níveis de fosfina em Vênus.

Entretanto, como essa passagem é considerada distante, pode ser que o MERTIS não tenha a sensibilidade necessária para detectar o gás. Porém, a experiência desta noite já serve de teste para uma próxima passagem por Vênus, que ocorrerá em agosto do ano que vem.

canal de ofertas

Por outro lado, o instrumento poderá detectar a presença de outro composto, o dióxido de enxofre, que pode sugerir uma atividade vulcânica recente em Vênus, o que explicaria a presença da fosfina na atmosfera.

A sonda também poderá estudar outras características do planeta, como temperatura, densidade, química, circulação de nuvens, além das interações atmosféricas entre o Sol e Vênus.

A BepiColombo passará a cerca de 10.800 km de Vênus às 00h58 (horário de Brasília) desta quinta-feira, 15.

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.