‘É hora de priorizar Vênus’, diz administrador da NASA

Descoberta de fosfina na atmosfera venusiana gerou especulações sobre a existência de vida no planeta.

‘É hora de priorizar Vênus’, diz administrador da NASA
Vênus fotografado pela sonda japonesa Akatsuki, em 2018. Imagem: JAXA.

Nesta segunda-feira, 14, Jim Bridenstine, atual administrador da NASA, tuitou que era hora de priorizar Vênus, após astrônomos anunciarem que detectaram um gás chamado fosfina nas nuvens ácidas de Vênus. A presença do composto químico é um indicador de que vida microbiológica poderia habitar o vizinho inóspito da Terra.

binoculo 7x50 1

Na postagem, o administrador lembrou uma descoberta realizada pela NASA há 10 anos de uma forma de vida microbiana vivendo a 120 mil pés (36.576 metros) na alta atmosfera da Terra.

“Vida em Vênus? A descoberta da fosfina, um subproduto da biologia anaeróbica, é o desenvolvimento mais significativo até agora na construção da defesa da vida fora da Terra. Cerca de 10 anos atrás, a NASA descobriu vida microbiana a 120.000 pés na alta atmosfera da Terra. É hora de priorizar Vênus”, afirmou Jim.

Vênus foi o primeiro planeta a ser explorado por uma espaçonave, a Mariner 2, da NASA, em 14 de dezembro de 1962. Desde então, mais de 40 sondas de várias nacionalidades foram enviadas para lá. Atualmente, a japonesa Akatsuki está em órbita de Vênus.

canal de ofertas

A presença de micróbios nas nuvens venusianas já havia sido teorizada em 1961, por Carl Sagan. Em um artigo publicado na Nature, ele afirmou que se a vida desenvolveu em algum momento da história de Vênus, ela pode ter evoluído para viver no subterrâneo ou na atmosfera do planeta.

Apesar do trabalho de Sagan, Vênus não era um grande alvo para a busca de vida, devido a suas temperaturas extremas, composição atmosférica e outros fatores. Nos últimos anos, as agências espaciais têm apostado suas fichas em Marte, Europa ou Titã.

Apesar do entusiasmo Bridenstine, a última sonda enviada pela NASA exclusivamente para estudar Vênus foi a Magellan, há 30 anos.

Recentemente, Peter Beck, CEO da empresa Rocket Lab, anunciou que pretende enviar uma sonda privada para Vênus em 2023.

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.