Brasil entra na disputa para sediar evento global de astronáutica

São Paulo é apresentada como cidade-sede para congresso internacional espacial.

Brasil entra na disputa para sediar evento global de astronáutica

Neste domingo, 24 de outubro de 2021, o astronauta e ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, iniciou as tratativas para apresentar a candidatura do Brasil para sediar o Congresso Internacional de Astronáutica (IAC, na sigla em inglês), no ano de 2024.

O evento é considerado um dos mais importantes da exploração espacial, reunindo governos, agências espaciais, institutos e empresas do mundo todo, com o objetivo de compartilhar informações e trabalhar em prol do avanço do setor.

A apresentação da candidatura é feita durante o congresso de astronáutica que, neste ano, ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Além do Brasil, países como Austrália, Hungria, Itália e Espanha também manifestaram interesse em sediar o evento em 2024.

Segundo Pontes, a cidade de São Paulo foi escolhida para sediar o IAC por contar com uma infraestrutura que suporta a realização de eventos de grande porte. Ele ressaltou a rede hoteleira, sistema de transportes, oferta de conectividade, entre outros atrativos da capital paulista.

O Brasil tem interesse no evento pela oportunidade de atrair investidores e parcerias para o desenvolvimento do programa espacial brasileiro.

“Em 2024, a pandemia pode estar menor, mas, mesmo assim, devemos manter a precaução. Nós aprimoramos a rede de laboratórios em biossegurança. Estamos investindo em medicações feitas no próprio país. Também estamos investindo para que sejamos independentes em relação à vacina. Estamos testando 15 vacinas próprias, cujos todos os ingredientes são encontrados no Brasil. Acreditamos que no próximo ano vamos ter uma infraestrutura pronta para lidar com a pandemia no próprio país, sem depender de outras nações”, defendeu o ministro brasileiro.

VEJA MAIS

Congresso Internacional em Dubai

Neste ano, o 72° Congresso Internacional de Astronáutica (IAC) ocorre entre os dias 25 e 29 de outubro no Dubai World Trade Center. O evento é realizado em cooperação com a Federação Internacional de Astronáutica (IAF).

A IAF foi fundada em 1951, por cientistas da área da pesquisa espacial. O intuito foi criar um meio de garantir um diálogo constante entre as nações que desenvolvem tecnologias espaciais.

A comitiva do Brasil presente no evento em Dubai é chefiada por Marcos Pontes e Carlos Moura, presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB). A expectativa é que até o final deste mês seja anunciada a cidade-sede da IAC em 2024.

“Eu espero que possa rever vocês todos na vibrante cidade de São Paulo”, afirmou Sérgio de Freitas, secretário-Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), durante apresentação de um painel em Dubai.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.