‘Bola de fogo’ é filmada cruzando o céu no Espírito Santo

Fenômeno ocorreu na madrugada do último sábado. Confira o vídeo.

bola de fogo e vista cruzando o ceu no espirito santo
Bólido registrado pelas câmeras do projeto EXOSS. Imagem: EXOSS/Reprodução

Durante a madrugada do último sábado, 18 de setembro, uma “bola de fogo” foi vista cruzando o céu da cidade de Vitória, capital do estado de Espírito Santo. O evento ocorreu às 1h38 (horário de Brasília), sendo visível por cerca de quatro segundos.

O objeto, chamado de bólido ou fireball (um meteoro muito brilhante), foi registrado pelas câmeras do projeto brasileiro EXOSS Citizen Science, uma entidade que monitora e estuda meteoros no país.

Segundo o astrônomo Marcelo De Cicco, coordenador do EXOSS e doutorando no Observatório Nacional, a passagem de bólidos é relativamente frequente, com eles cruzando o céu do Brasil quase que diariamente.

Ele explica que esses objetos são pequenos detritos de cometas ou, mais raramente, asteroides muito pequenos. Quando eles entram na atmosfera a superfície sofre atrito com o ar, tornando a rocha incandescente e brilhante. Dependendo da velocidade e do tamanho, eles podem emitir o barulho de um estouro, por quebrar a barreira do som.

No caso do bólido avistado em Vitória, não foi gerado nenhum som, apenas o rastro brilhante no céu. Não há informações sobre a queda de meteoritos.

O vídeo captado foi divulgado no perfil do Twitter da EXOSS. Nele, é possível perceber o bólido cruzando o céu. Por causa do reflexo nas lentes da câmera, também é visto um “meteoro fake” riscando o céu no sentido contrário – ou seja, não eram dois meteoros. De Cicco esclareceu que esse reflexo é bem comum quando se está filmando ou fotografando objetos muito brilhantes.

“O estudo de bólidos pode revelar muitas informações importantes. A primeira delas é a associação a algum corpo parental. Se for possível calcular a órbita, pode-se identificar qual corpo parental deu origem a esse bólido, se foi um cometa ou um asteroide. Além disso, o estudo dos bólidos permite compreender o tipo de objeto e quantidade de detritos que entram na nossa atmosfera diariamente”, ressalta o astrônomo.

VEJA MAIS

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *