Brasil convida empresas para explorar base espacial

AEB quer promover o desenvolvimento de atividades espaciais em território nacional.

brasil convida empresas para explorar base espacial
Vista aéra do Centro Espacial de Alcântara (CEA), localizado no Maranhão. Imagem: AEB

A Agência Espacial Brasileira (AEB), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), lançou um Chamamento Público em que convida empresas para realizar lançamentos de foguetes orbitais e suborbitais a partir do Centro Espacial de Alcântara (CEA), localizado no Maranhão.

Com este chamamento, a AEB dá o pontapé inicial para o início de atividades espaciais comerciais em solo brasileiro.

Atualmente, o Brasil possui a base de lançamento melhor posicionada do mundo. Por estar cerca de 2º a sul do equador, foguetes que decolam a partir do Centro de Lançamentos de Alcântara aproveitam ao máximo a velocidade rotação da Terra para impulsionar objetos em órbitas equatoriais. Isso significa menos combustível utilizado e mais economia para empresas lançadoras.

Além disso, a proximidade com o mar, a ausência de furacões, a baixa densidade populacional e o tráfego aéreo reduzido, tornam o local ideal para lançamentos.

A partir de um acordo firmado entre o Comando da Aeronáutica e a AEB, em janeiro deste ano, foi delegada à Agência a competência de fazer a gestão de contratos com empresas, tanto nacionais quanto internacionais, para o lançamento de veículos espaciais não militares em território nacional.

A ideia do governo brasileiro é incluir o país em um concorrido, mas lucrativo mercado de lançamento de foguetes, além de impulsionar o programa espacial do país.

VEJA MAIS

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.