Novo rover marciano é acoplado ao seu sistema de pouso

Apesar da Covid-19, NASA mantém cronograma para lançar o Mars Perseverance em direção à Marte.

mars perseverance em abril 2020
Foto do Perseverance montado em seu sistema de pouso e escudo traseiro. Imagem: NASA/JPL

Apesar da emergência mundial, causada pela pandemia do novo coronavírus, a NASA continua com os seus preparativos para o lançamento da missão Mars Perseverance, o novo rover da agência espacial que irá desembarcar em solo marciano.

O Perseverance foi fixado ao seu sistema de descida em 23 de abril, e ao seu escudo traseiro em 29 de abril. Esses componentes foram os primeiros a se unirem ao veículo para o lançamento — e serão os últimos a se separarem quando a espaçonave chegar em Marte, em 18 de fevereiro de 2021.

O sistema de descida carrega o paraquedas, retrofoguetes e vários outros componentes que serão usados ​​nas fases de entrada, descida e aterrissagem em Marte. Já o escudo protege o Perseverance e seu estágio de descida durante a viagem da Terra até o planeta vermelho e também na descida pela atmosfera marciana, que gera calor intenso.

A montagem ocorre no Payload Hazardous Servicing Facility, no espaçoporto da Flórida, nos Estados Unidos.

A decolagem da nova sonda da NASA está prevista para ocorrer em julho. Caso o Perseverance não fosse lançado em julho, o veículo teria que aguardar mais dois anos para uma nova tentativa, até que o planeta Marte assumisse novamente uma posição favorável para o lançamento.

Destino Marte

Com o tamanho de um carro, o Mars Perseverance levará sete instrumentos científicos diferentes e terá como missão principal buscar sinais de vida microbiana no passado de Marte.

O veículo também transporta o mini helicóptero Ingenuity. Pesando menos de dois quilos, ele fará a primeira tentativa de voo de uma aeronave fora da Terra.

O Mars Perseverance decolará a bordo de um foguete ULA Atlas V 541, a partir da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral.

Assim como o Curiosity, o Perseverance pousará em Marte utilizando o sistema conhecido como guindaste aéreo. Depois que o veículo entrar na atmosfera de Marte, o estágio de descida vai desacelerar a nave para menos de três quilômetros por hora. Ao atingir 15 metros acima da superfície marciana, o sistema utilizará uma corda de fios de nylon para descer e pousar suavemente o rover no solo.

VEJA MAIS

O pouso ocorrerá na Cratera Jezero, localizada no extremo oeste de Isidis Planitia, uma bacia de impacto gigante ao norte do equador marciano.

“O local de aterrissagem na Cratera Jezero oferece terreno geologicamente rico, com formas de relevo que chegam a 3,6 bilhões de anos, que poderiam responder a perguntas importantes em evolução e astrobiologia planetária”, disse Thomas Zurbuchen, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas da NASA.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.