Tempo pode abortar lançamento da SpaceX

Céu está cinzento sobre o Centro Espacial Kennedy, nos Estados Unidos.

tempo pode abortar lançamento da
Foguete Falcon 9 em sua torre de lançamento. Imagem: Reprodução

Segundo comunicado emitido no final desta manhã, pelo 45º Esquadrão Meteorológico dos Estados Unidos, existe 50% de chance do lançamento da SpaceX ser adiado. O céu na Flórida está cinzento e o radar meteorológico mostra chuvas dispersas e tempestades se aproximando.

No início da manhã, existia a probabilidade de 40% de que a missão será adiada.

Caso a decolagem seja realmente abortada, uma nova tentativa será feita pela NASA e a SpaceX no próximo sábado (30).

Os controladores da missão estão acompanhando de perto o clima para o primeiro lançamento de astronautas a bordo da espaçonave Crew Dragon da SpaceX, não apenas nas proximidades do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, mas ao longo de um corredor que se estende por milhares de quilômetros através do Oceano Atlântico.

Esse monitoramento é importante caso ocorra algum problema com o foguete Falcon 9 durante a subida até a órbita e a cápsula tripulada precise fazer um pouso de emergência no Oceano Atlântico.

Apesar das condições climáticas, a contagem regressiva continua para o lançamento da missão Demo-2 às 17h33 (horário de Brasília).

Esta é a primeira missão tripulada da NASA em 9 anos, após a aposentadoria dos ônibus espaciais.

VEJA MAIS

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.