SpaceX violou regras durante teste de voo da Starship

‘A melhor coisa que o governo pode fazer é simplesmente sair do caminho’, afirmou Elon Musk.

Foto da Starship SN8 antes do seu teste de voo em dezembro de 2020.
Foto da Starship SN8 antes do seu teste de voo em dezembro de 2020. Crédito da imagem: SpaceX.

De acordo com fontes familiarizadas, a SpaceX violou termos da licença expedida pela Administração Federal de Aviação (FAA), dos Estados Unidos, durante o teste de voo da Starship SN8, realizado em dezembro do ano passado.

O protótipo de nave interplanetária realizou o primeiro teste em alta altitude, executando todas as manobras previstas, mas explodiu durante o pouso.

Apesar do fim explosivo, Elon Musk, CEO da SpaceX, disse que o teste foi um sucesso. “Marte, aqui vamos nós!” comemorou o magnata.

Entretanto, a FAA não ficou tão feliz assim. Na mesma semana, a agência regulatória abriu uma investigação formal sobre a explosão e também da violação de termos da licença do teste.

Porém, ainda não está claro em qual parte do voo de teste a SpaceX violou a licença da FAA.

Questionada pela imprensa americana, a FAA afirmou por meio de seu porta-voz, Steve Kulm, que está trabalhando com a empresa de foguetes para avaliar as informações para modificar a licença de lançamento da SpaceX.

“Embora reconheçamos a importância de agir rapidamente para promover o crescimento e a inovação no espaço comercial, a FAA não comprometerá sua responsabilidade de proteger a segurança pública. Vamos aprovar a modificação somente depois de estarmos satisfeitos que a SpaceX tomou as medidas necessárias para cumprir os requisitos regulamentares”, disse Kulm.

É válido ressaltar que poucas horas antes do teste da SN8, Musk chegou a afirmar em entrevista que “muitas vezes, a melhor coisa que o governo pode fazer é simplesmente sair do caminho”.

VEJA MAIS

Teste da SN9 adiado

Na última quinta-feira, 28, estava programado o teste de voo da versão seguinte da Starship, a SN9.

O foguete de 16 andares de liga de aço brilhante estava carregado de combustível e pronto para voar, mas permaneceu no chão, uma vez que a FAA não deu aval para o lançamento.

A agência alegou que estava revisando os termos da licença após uma série de mudanças feitas pela SpaceX.

Frustrado, Musk recorreu ao Twitter para dizer que a divisão espacial da agência tem uma “estrutura regulatória fundamentalmente quebrada”.

“Suas regras são destinadas a um punhado de lançamentos dispensáveis ​​por ano de algumas instalações do governo. Segundo essas regras, a humanidade nunca chegará a Marte.”

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *