Rover Perseverance conseguiu coletar a primeira amostra de Marte

NASA pretende trazer amostras marcianas para a Terra em uma missão futura.

No centro, a rocha batizada de "Rochette" em que foi retirada a amostra pela Perseverance.
No centro, a rocha batizada de “Rochette” em que foi retirada a amostra pela Perseverance. Imagem: NASA/JPL-Caltech

A NASA confirmou que o rover Perseverance conseguiu coletar a primeira amostra da missão do planeta Marte. O robô do tamanho de um carro lacrou um tubo de titânio contendo um núcleo do tamanho de um lápis de uma rocha da superfície marciana.

“Este é realmente um momento histórico”, afirmou Thomas Zurbuchen, chefe do Diretório de Missões Científicas da NASA. “Esta é uma conquista importante e mal posso esperar para ver as incríveis descobertas produzidas pelo Perseverance e nossa equipe”, completou.

O processo de amostragem ocorreu no último dia 1º de setembro, quando o rover implantou a broca rotativa na extremidade do seu braço robótico. A rocha escolhida para retirar a amostra foi batizada de “Rochette”. Ela faz parte de uma cadeia de montanhas chamada “Artuby”, que contém camadas expostas de rochas antigas.

No mesmo dia, fotos captadas pelo rover logo depois da coleta mostravam uma amostra no interior do tubo, conforme planejado, mas não era visível em outras imagens capturadas um pouco mais tarde. A equipe da missão suspeitou que a amostra poderia estar escondida pela sombra.

Para garantir, no dia 3 de setembro, o Perseverance tirou novas fotos do tubo, com melhores condições de iluminação. As fotos foram enviadas para a Terra no dia seguinte, quando a equipe confirmou que a amostra ainda estava no tubo.

Já nesta segunda-feira, 4 de setembro, o Perseverance transferiu o tubo para o seu interior, mais uma vez tirou fotos da amostra, e selou hermeticamente o tubo com sucesso.

Foto do tubo de amostra com o núcleo retirado da rocha.
Foto do tubo de amostra com o núcleo retirado da rocha. Imagem: NASA/JPL-Caltech

VEJA MAIS

O Perseverance teve problemas durante a primeira tentativa de amostragem, realizada em 5 de agosto passado. Após o processo de perfuração e coleta, a agência espacial americana percebeu que o tubo de coleta estava vazio. A equipe da missão acredita que a primeira amostra coletada se fragmentou em poeira ou areia durante o processo de perfuração.

O robô conta com 43 tubos, sendo que a equipe da missão pretende coletar pelo menos 20 amostras da superfície de Marte, durante a missão do Perseverance.

Na próxima década, a NASA pretende enviar uma missão ao planeta vermelho para buscar essas amostras. A agência espacial já contratou a empresa Northrop Grumman para construir o sistema de propulsão do veículo de subida em Marte para o retorno à Terra. A Agência Espacial Europeia (ESA) também irá colaborar nesta missão de retorno, além de ajudar na análise das amostras.

Em Marte desde 18 de fevereiro de 2021, o Perseverance pousou no interior da cratera Jezero, onde acredita-se que já foi um delta de rio e um lago há bilhões de anos. O objetivo da missão é encontrar evidências de vida no passado do planeta.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *