Antes de apagão, rover chinês envia foto panorâmica de Marte
Missão está explorando a região de ‘Utopia Planitia’, que pode ter sido coberta por um antigo oceano marciano.
A Administração Espacial Nacional da China (CNSA) divulgou uma nova imagem panorâmica do planeta Marte que foi captada pelo rover chinês Zhurong. A foto foi feita em comemoração aos 100 dias que a missão está na superfície marciana.
A imagem mostra os arredores de Utopia Planitia, onde acredita-se que existiu um antigo oceano. Na foto, é possível ver os painéis solares do rover, ao lado de uma duna. No horizonte, na direção da antena, também é possível ver o equipamento de pouso da missão.
Desde que pousou em Marte, em maio deste ano, o rover de 1,85 m de altura e de 240 kg já percorreu 1.064 metros, tirando selfies e analisando rochas. A missão primária de três meses do Zhurong já foi concluída.
Porém, como os instrumentos científicos estão funcionando normalmente, a CNSA anunciou que a sonda continuará a explorar a Utopia Planitia por mais algum tempo.
Entretanto, o rover de seis rodas em solo e o companheiro em órbita, Tianwen-1, entrarão em modo de segurança entre meados de setembro até o final de outubro. O motivo disso é um apagão planetário, quando o Sol está posicionado entre a Terra e Marte, interferindo nas comunicações.
Nesse período, ambos vão realizar operações de forma totalmente autônoma, como a avaliação da saúde dos equipamentos e resolução de problemas, até que as comunicações possam ser restauradas.
Missão do Zhurong
De acordo com um novo artigo, um dos principais objetivos do Zhurong é utilizar um radar de penetração para determinar a espessura e distribuição do solo marciano perto de alguns acidentes geográficos que se supõe terem sido criados pela presença de água subterrânea ou gelo.
VEJA MAIS
- Sonda chinesa avista cubo misterioso na Lua
- China inicia mapeamento do planeta Marte
- Recorde: China já realizou 40 lançamentos de foguetes em 2021
A presença de água é crucial para entender a história do planeta vermelho, além de servir de recursos para futuras missões tripuladas ao planeta.
O Zhurong está viajando para o sul, onde acredita-se que seja a costa de um antigo oceano.
O nome do rover chinês vem do antigo deus do fogo da mitologia chinesa. Em comemoração aos 100 dias em Marte, a CNSA e o Banco Popular da China (PBOC) lançaram um conjunto de três moedas comemorativas em ouro e prata.
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor
0 Comentários