Antes de apagão, rover chinês envia foto panorâmica de Marte

Missão está explorando a região de ‘Utopia Planitia’, que pode ter sido coberta por um antigo oceano marciano.

Parte da imagem panorâmica de Utopia Planitia captada pelo rover chinês Zhurong.
Parte da imagem panorâmica de Utopia Planitia captada pelo rover chinês Zhurong. Imagem: CNSA

A Administração Espacial Nacional da China (CNSA) divulgou uma nova imagem panorâmica do planeta Marte que foi captada pelo rover chinês Zhurong. A foto foi feita em comemoração aos 100 dias que a missão está na superfície marciana.

A imagem mostra os arredores de Utopia Planitia, onde acredita-se que existiu um antigo oceano. Na foto, é possível ver os painéis solares do rover, ao lado de uma duna. No horizonte, na direção da antena, também é possível ver o equipamento de pouso da missão.

Desde que pousou em Marte, em maio deste ano, o rover de 1,85 m de altura e de 240 kg já percorreu 1.064 metros, tirando selfies e analisando rochas. A missão primária de três meses do Zhurong já foi concluída.

Porém, como os instrumentos científicos estão funcionando normalmente, a CNSA anunciou que a sonda continuará a explorar a Utopia Planitia por mais algum tempo.

Entretanto, o rover de seis rodas em solo e o companheiro em órbita, Tianwen-1, entrarão em modo de segurança entre meados de setembro até o final de outubro. O motivo disso é um apagão planetário, quando o Sol está posicionado entre a Terra e Marte, interferindo nas comunicações.

Imagem panorâmica de Utopia Planitia captada pelo rover chinês Zhurong (clique na imagem para ampliar).
Imagem panorâmica de Utopia Planitia captada pelo rover chinês Zhurong (clique na imagem para ampliar). Imagem: CNSA

Nesse período, ambos vão realizar operações de forma totalmente autônoma, como a avaliação da saúde dos equipamentos e resolução de problemas, até que as comunicações possam ser restauradas.

Missão do Zhurong

De acordo com um novo artigo, um dos principais objetivos do Zhurong é utilizar um radar de penetração para determinar a espessura e distribuição do solo marciano perto de alguns acidentes geográficos que se supõe terem sido criados pela presença de água subterrânea ou gelo.

VEJA MAIS

A presença de água é crucial para entender a história do planeta vermelho, além de servir de recursos para futuras missões tripuladas ao planeta.

O Zhurong está viajando para o sul, onde acredita-se que seja a costa de um antigo oceano.

O nome do rover chinês vem do antigo deus do fogo da mitologia chinesa. Em comemoração aos 100 dias em Marte, a CNSA e o Banco Popular da China (PBOC) lançaram um conjunto de três moedas comemorativas em ouro e prata.

moedas comemorativas missao tianwen 1

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *