Calendário astronômico: Os eventos do céu de janeiro de 2024

Céu do primeiro mês do ano terá chuva de meteoros, conjunções entre planetas, além da passagem de cometas.

calendario astronomico os eventos do ceu de janeiro de 2024
Imagem: Freepik

Há um século, em 1924, o astrônomo Edwin Hubble confirmou que a Galáxia de Andrômeda era, de fato, uma galáxia separada, e não uma nebulosa dentro da nossa Via Láctea. Essa descoberta foi fundamental para a compreensão moderna do Universo e da existência das muitas galáxias além da nossa.

Hoje, 100 anos após a descoberta de Hubble, a galáxia de Andrômeda pode ser vista no céu do Brasil como um pequeno borrão próximo ao horizonte noroeste, durante as primeiras horas das noites de janeiro. Além da galáxia histórica, o primeiro mês de 2024 contará com chuvas de meteoros, conjunções entre planetas e a Lua, além da passagem de um cometa próximo da Terra.

Confira os principais eventos do céu de janeiro de 2024:

Fases da Lua

• Lua em Quarto Minguante: 4 de janeiro
  • Lua Nova: 11 de janeiro
  • Lua em Quarto Crescente: 18 de janeiro
  • Lua Cheia: 25 de janeiro

A Lua atinge o apogeu (o ponto mais distante da Terra) nos dias 1º e 29 de janeiro e o perigeu (o ponto mais próximo) no dia 13 de janeiro.

Chuva de Meteoros

Quadrantídeos

Na madrugada do dia 3 para 4 de janeiro, ocorre o pico da chuva de meteoros Quadrantídeos, com uma previsão de até 80 meteoros por hora. Esta chuva tem atividade entre os dias 28 de dezembro e 12 de janeiro, com os meteoros sendo observados a partir da constelação de Boieiro, na direção do horizonte nordeste. Porém, a observação dessa chuva será um pouco prejudicada pela Lua em Quarto Minguante, estando ela muito próxima da constelação.

gama-Ursa Minorídeos

Outra chuva de meteoros visível em janeiro é a pequena gama-Ursa Minorídeos. O fenômeno tem atividade entre os dias 10 e 22 de janeiro, com o pico ocorrendo na madrugada de 19 de janeiro. Os meteoros surgem muito baixo no horizonte (não visível para os estados do Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil) e com uma previsão de apenas 3 meteoros por hora.

Conjunções

Para quem acorda cedo, será possível observar durante o amanhecer do dia 8 de janeiro uma conjunção entre a Lua e os planetas Vênus e Mercúrio, como visto na figura abaixo:

Imagem: Stellarium

Já no dia 10, é a vez de Marte se unir ao grupo, também antes do nascer do Sol:

Imagem: Stellarium

E por fim, entre os dias 26 e 29, Marte e Mercúrio estarão muito próximos do céu, também durante o amanhecer:

Cometas

No dia 25 de janeiro, o cometa 144P/Kushida faz a sua maior aproximação do Sol, chegando a cerca de 209 milhões de km da estrela. Da Terra, o astro é visível em janeiro migrando da constelação de Áries para Touro com uma estimativa de brilho de até 8ª magnitude – o que significa que é necessário um binóculo ou telescópio para observá-lo. O cometa pode ser visto nas primeiras horas da noite.

Já o cometa 62P/Tsuchinshan passa próximo da Terra (a cerca de 74,8 milhões de km do planeta) no dia 29 de janeiro. Nos primeiros dias de 2024, o cometa é visível durante a madrugada na parte oriental da constelação de Leão, brilhando na 7ª magnitude (também requer instrumentos astronômicos para observação). A partir de 11 de janeiro, ele entra na constelação de Virgem, onde deve permanecer até o fim do mês, brilhando com 8ª magnitude.

O que observar com um binóculo?

M36

Imagem: Wikisky

O Aglomerado de Estrelas M36, também conhecido como Pinwheel Cluster, é um aglomerado aberto localizado na constelação de Auriga, o Cocheiro. Ele ocupa uma área de 12 minutos de arco no céu, corresponde a uma extensão linear de 14 anos-luz e está a uma distância de 4.100 anos-luz da Terra.

O aglomerado tem uma idade estimada em 25 milhões de anos, sendo relativamente jovem e sem estrelas gigantes vermelhas. Ele possui pelo menos 60 estrelas, e lembra o famoso aglomerado de Plêiades (M45) na constelação de Touro. Porém, M36 é 10 vezes mais distante que as Plêiades.

Apesar de ser um dos aglomerados abertos mais fracos no catálogo de Messier, M36 pode ser facilmente observado em janeiro com binóculos.

O que observar com um telescópio?

Nebulosa da Tarântula

Imagem: ESO

Esta é uma formação de estrelas localizada a 161 mil anos-luz de distância, na Grande Nuvem de Magalhães. Esta nebulosa, uma das maiores e mais brilhante do céu, é conhecida por seus filamentos assemelhando-se a uma tarântula.

A Nebulosa da Tarântula é particularmente intrigante para os astrônomos porque possui uma composição química semelhante às grandes regiões de formação estelar observadas no “meio-dia cósmico” do Universo — entre 2 e 3 bilhões após o Big Bang –, uma época em que a formação de estrelas estava em seu auge. Esta nebulosa oferece o exemplo mais próximo e detalhado do que estava acontecendo no Universo durante esse período intenso de atividade estelar.

A nebulosa pode ser apreciada por telescópio na constelação de Dorado.

Fonte de dados: Anuário Astronômico Catarinense 2024