Parece fake mas não é: fotos mostram superfície do Sol
Fotos apresentam o Sol como você nunca viu antes.
O astrofotógrafo e divulgador científico Mark Johnston publicou uma série de fotos de alta resolução da superfície do Sol. Elas são tão detalhadas que quase parecem geradas por IA (mas não são).
Para fazer as imagens, Johnston usou um telescópio refrator de 160 mm de abertura com um filtro para captar a luz no comprimento de onda do hidrogênio-alfa. Esse filtro permite ver o Sol com maior contraste, incluindo seus filamentos, protuberâncias, manchas solares, entre outros detalhes da superfície solar.
Além disso, ele usou uma câmera astronômica monocromática especial de alta velocidade. De acordo com Johnston, ele precisou fotografar 2 mil quadros de 10 milissegundos. Depois, ele usou um software para extrair e empilhar os 200 melhores quadros para formar uma imagem. Por fim, ele finaliza com ajustes na nitidez e eliminando os ruídos. O resultado pode ser visto abaixo:
As fotos foram captadas no estado do Arizona, nos EUA. O local é muito popular entre os astrofotógrafos devido ao bom clima e céu claro. Além disso, as montanhas da região permitem captar fotos mais nítidas em altitudes mais elevadas.
“Tenho fotografado o Sol há anos… Recentemente, criei um telescópio solar personalizado de grande abertura e estou ansioso para testá-lo! Todas essas imagens foram tiradas em julho de 2024”, disse Johnston ao Digital Camera World.
Mark Johnston
Johnston vive no Arizona desde o ano de 1990. Aliás, o “az” do nickname dele nas redes socais, “azastroguy”, vem justamente da sigla do estado norte-americano.
Ele se interessou pela astronomia aos 11 anos, quando ganhou uma luneta de 60mm de Natal. Na época, ele apontou o telescópio para uma estrela amarelada no céu e ficou fascinado ao descobrir que, na verdade, ela era o planeta Saturno.
Com o passar dos anos, ele pegou gosto pela divulgação da astronomia, fazendo observações públicas em um parque de sua cidade, sendo, inclusive, premiado pelo seu trabalho voluntário.
Desde 2015, ele tem feito apresentações sobre astronomia e exploração espacial em navios de cruzeiros e, desde 2018, é um dos embaixadores do Sistema Solar, da NASA.
Já em 2020, ele abriu uma conta no Instagram para divulgar o seu trabalho, bem como uma conta semelhante no Facebook. Ele também tem um site pessoal e canal no YouTube. Inclusive, ele publicou recentemente um vídeo mostrando como comprar e montar um telescópio solar. Assista:
Além do trabalho de divulgação, Mark Johnston tem se dedicado à astrofotografia planetária, solar, lunar e do espaço profundo. “Há muito o que aprender e é uma jornada emocionante”, diz ele.
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor