Olimpíada de Astronomia prorroga inscrições
Evento é voltado para estudantes de escolas públicas e privadas.
Diante da pandemia do novo coronavírus, a organização da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) decidiu estender até o final de junho o prazo final de inscrições para o evento. O adiamento também vale para a Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog).
Em sua 23ª edição, a OBA é uma competição anual voltada para estudantes dos ensinos fundamental e médio, tanto de escolas públicas ou privadas, tendo já superado a marca de 10 milhões de participantes.
Todos os anos, alunos fazem uma prova composta por dez perguntas de raciocínio lógico, sendo sete de astronomia e três de astronáuticas. Conforme a pontuação obtida, os participantes recebem medalhas.
Aqueles que recebem a melhor classificação representam o Brasil nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2021 (OLAA).
No ano passado, a olimpíada bateu o recorde de participantes de sua história, com 884.979 inscritos.
“Este ano, já tem um pouquinho mais de 20 mil escolas inscritas”, informou João Batista Garcia Canalle, coordenador nacional da olimpíada.
As inscrições podem ser feitas no site da OBA.
A data de realização das provas ainda não foi definida, por conta da Covid-19. Enquanto isso, estudantes podem fazer a prova simulada, também disponível na página da OBA.
Paralelo à 23ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica ocorre a 14ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), no qual estudantes podem construir e lançar foguetes feitos de garrafa pet, tubo de papel ou de canudo de refrigerante.
O estudante que já concluiu o ensino médio também podem participar da Mobfog, desde que representando a escola na qual se formou e que tenha concordância da mesma.
VEJA MAIS
- Brasil ganha 5 ouros em Olimpíada Internacional de Astronomia
- Astrônomo brasileiro usa inteligência artificial para estudar estrelas
- Brasil testa motor de foguete lançador de satélites
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor