Objeto misterioso será capturado pela gravidade da Terra

Astrônomos estão tentando determinar se ele é um pequeno asteroide ou restos de um antigo foguete.

Objeto misterioso será capturado pela gravidade da Terra em outubro

De acordo com a NASA, a gravidade da Terra vai capturar no próximo mês um pequeno objeto catalogado como 2020 SO. Estima-se que ele ficará preso em órbita terrestre temporariamente, até maio do ano que vem.

binoculo 7x50 1

O fenômeno é considerado normal. Vez ou outra o nosso planeta acaba agarrando objetos vagando próximo da órbita terrestre. Entretanto, o 2020 SO é bastante incomum.

Ele foi avistado pela primeira vez em 17 de setembro de 2020 por astrônomos utilizando o telescópio Pan-STARRS1, no Havaí, sendo catalogado como um asteroide do tipo Apollo, uma classe de objetos que cruzam a órbita da Terra e realizam encontros periódicos com nosso planeta.

Porém, os dados apontam que o objeto possui uma órbita muito parecida com a Terra e está se aproximando a 3.025 km/h, uma velocidade considerada muito baixa para um asteroide.

Por isso, em vez de uma pequena rocha espacial, astrônomos estão se perguntando se o objeto é, na verdade, um objeto construído pelo homem.

canal de ofertas

Surveyor 2

A teoria foi proposta por Paul Chodas, gerente do Near Earth Object Center da NASA. Ele sugeriu que o 2020 SO poderia ser o segundo estágio da missão de aterrissagem lunar Surveyor 2, lançado em 1966.

O tamanho estimado do objeto misterioso é entre 6 e 14 metros, comparável ao tamanho do antigo foguete, que media 12 metros.

Novas observações serão necessárias para determinar a verdadeira origem do objeto.

VEJA MAIS

O mistério só deverá ser resolvido quando ele chegar mais perto da Terra, em 1º de dezembro de 2020, quando ele poderá ser observado com telescópios de 150 mm 

O Surveyor 2 foi lançado em 20 de setembro de 1966. A sonda deveria pousar na Lua, como parte de uma missão de reconhecimento para os futuros voos tripulados da Apollo.

Entretanto, uma falha em seu propulsor fez com que a espaçonave caísse fora de controle na Lua, perto da cratera Copernicus. Já o segundo estágio do foguete acabou entrando em uma órbita solar, próxima a da Terra.

Foto do lançamento do Surveyor 2. Crédito da imagem: NASA via Wikimedia Commons.
Foto do lançamento do Surveyor 2. Crédito da imagem: NASA via Wikimedia Commons.

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.