Com a Blue Origin, ator que interpreta Capitão Kirk viaja ao espaço

William Shatner tornou-se a pessoa mais velha a embarcar numa missão espacial.

Com a Blue Origin, ator que interpreta Capitão Kirk viaja ao espaço

Nesta quarta-feira, 13 de outubro de 2021, a Blue Origin lançou com sucesso o segundo voo tripulado da empresa espacial. Desta vez, estava a bordo William Shatner, ator canadense que ficou famoso por interpretar o Capitão Kirk na franquia “Star Trek” (“Jornada nas Estrelas”, em inglês). A viagem ao espaço foi rápida, sendo transmitida ao vivo pela Blue Origin (vídeo abaixo).

Diferentemente da Inspiration4, que ficou 3 dias em órbita da Terra, os tripulantes da missão NS-18 participaram de um voo suborbital em que eles sobem até cerca de 100 km de altitude e retornam para a Terra logo em seguida. No total, a viagem durou menos de 11 minutos, com eles experimentando cerca de 3 minutos de microgravidade, além de uma bela visão do nosso planeta.

Além de Shatner, estavam a bordo da cápsula New Shepard o empreendedor e ex-engenheiro da NASA, Chris Boshuizen; o executivo francês da área de saúde, Glen de Vries; e a vice-presidente de missões e operações de voo da Blue Origin, Audrey Powers.

A decolagem ocorreu a partir do estado do Texas, nos Estados Unidos, às 11h50 (horário de Brasília), com o pouso ocorrendo às 12h00. O foguete reutilizável usado na viagem é totalmente autônomo e retornou ao solo às 11h57.

Os rumores de que Shatner viajaria ao espaço começaram no último dia 24 de setembro, quando um site americano afirmou que o ator tinha sido convidado pelo CEO da Blue Origin, o bilionário Jeff Bezos. A confirmação foi feita cerca de 1 semana depois.

Coincidência ou não, os rumores começaram no mesmo dia em que Shatner lançou o seu mais novo álbum, chamado de “Bill”, e que está disponível nas principais plataformas de streaming de música.

O desejo de Shatner de viajar ao espaço não era nenhum segredo. Em maio de 2020, quando a SpaceX se preparava para realizar o primeiro lançamento de um foguete tripulado da companhia, o ator postou nas redes sociais uma foto montada com ele vestindo um traje de astronauta e sugerindo à NASA que ele estaria pronto para realizar a viagem.

tripulacao da ns 18 da blue origin
Da esquerda para a direita, Chris Boshuizen, William Shatner, Audrey Powers e Glen de Vries. Crédito: Blue Origin/Divulgação

Em julho deste ano, durante uma entrevista para o canal Fox 11 Los Angeles, Shatner revelou que no ano passado entrou em contato com Bezos e se autoconvidou para estar na primeira viagem tripulada da Blue Origin. Após saber que ele não tinha sido selecionado, o ator chegou a zombar dos escolhidos para o voo inaugural da empresa.

VEJA MAIS

William Shatner

O ator interpretou James Tiberius Kirk, o capitão da fictícia espaçonave USS Enterprise, que explora a galáxia durante o século 23, “audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve”.

Ele participou das três temporadas da série clássica de Star Trek, entre os anos de 1966 e 1969, bem como de 7 filmes da franquia, entre 1979 e 1994. Inclusive, ele dirigiu o quinto longa, o “Star Trek: A Última Fronteira” (1989).

A série com o Capitão Kirk está disponível na Netflix. Já os filmes são exibidos atualmente pela plataforma Pluto TV.

Cápsula New Shepard com William Shatner, momentos antes do pouso.
Cápsula New Shepard com William Shatner, momentos antes do pouso. Crédito: Blue Origin/Reprodução

Além de Star Trek, Shatner interpretou um advogado na série “Boston Legal”, chegando a ser indicado duas vezes ao Emmy e ganhando uma estatueta, em 2005.

Atualmente, ele é o apresentador da série “Inexplicável” (“The UnXplained”) do canal fechado History, que explora mistérios fascinantes, estranhos e inexplicáveis ​​do mundo.

Com este voo da Blue Origin, o ator de 90 anos de idade se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço, quebrando o recorde anterior da aviadora Wally Funk, de 82 anos, que também voou com a empresa do bilionário Jeff Bezos, em julho de 2021.

William Shatner também foi o primeiro ator de Star Trek a viajar ao espaço em vida.

Em 2012, parte das cinzas do ator James Doohan, que interpretou Montgomery Scott, em Star Trek, e que faleceu em 2005, foi enviada ao espaço por um foguete da SpaceX. Além disso, o site The Verge revelou no ano passado que o astronauta Richard Garriott “contrabandeou” parte das cinzas do ator para a Estação Espacial Internacional (ISS), depois que a NASA negou um pedido oficial da família.

As cinzas do criador de Star Trek, Gene Roddenberry, e de sua mulher Majel Barrett – que interpretou Christine Chapel, na “Série Clássica”, e Lwaxana Troi nas séries “A Nova Geração” e “Deep Space 9” – também foram lançadas ao espaço por meio de uma empresa americana especializada em funerais espaciais.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.