11 empresas têm interesse em lançar foguetes a partir do Brasil

Propostas já estão em análise pela Agência Espacial Brasileira e pelo Comando da Aeronáutica.

11 empresas tem interesse em lancar foguetes a partir do brasil
Foto da fachada da sede da Agência Espacial Brasileira (AEB). Crédito da Imagem: AEB.

De acordo com a Agência Espacial Brasileira (AEB), 11 empresas enviaram propostas com o interesse de realizar lançamentos a partir do Centro Espacial de Alcântara (CEA), localizado no estado do Maranhão.

Nesta terça-feira, 1º, a Comissão Especial de Análise, formada por membros da AEB e do Comando da Aeronáutica (COMAER), iniciou o processo de avaliação das propostas de operação, veículo lançador e de procedimentos de lançamento no Brasil.

Após essa análise, as empresas terão até 30 de outubro de 2020 para enviar suas propostas finais, para então iniciar o processo de negociação contratual.

Somente após a emissão da Licença de Operador, as empresas poderão realizar lançamentos suborbitais e orbitais a partir do CEA, com altitude superior a 100 km em relação ao nível do mar.

Essa licença tem validade de cinco anos e pode ser renovada por períodos iguais e sucessivos.

A AEB ainda não divulgou quais empresas estão interessadas e nem as suas respectivas nacionalidades. As propostas enviadas são uma resposta a um Chamamento Público publicado pelo governo brasileiro, em maio de 2020.

A ideia é incluir o Brasil no mercado global de lançamentos privados de foguetes, além de desenvolver o programa espacial do país.

VEJA MAIS

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.