Nave tripulada da SpaceX retorna à Terra
Sucesso da missão marca a retomada do programa espacial americano de voos tripulados.
Após dois meses em órbita, a Crew Dragon Endeavour, da SpaceX, pousou com sucesso no Oceano Atlântico na tarde deste domingo (02). O desacoplamento da Estação Espacial Internacional (ISS) ocorreu neste sábado, às 20h35 (horário de Brasília). A amerissagem ocorreu no Golfo do México, próximo da costa de Pensacola, na Flórida, nos Estados Unidos, às 15h49.
A manobra de retorno é considerada a mais perigosa, pois, a espaçonave de 4 metros de diâmetro e 5 metros de altura precisa enfrentar temperaturas de até 1925º C, por conta do atrito com o ar, durante a reentrada na atmosfera.
Após o pouso, o barco de recuperação, chamado de “Go Navigator”, será usado para resgatar os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley. O navio possui uma estrutura para içar a capsula Crew Dragon da água e transportá-la até terra firme.
A bordo eles passarão por uma série de exames médicos. Após essa avaliação inicial, Hurley e Behnken vão de helicóptero para a Estação Aérea Naval de Pensacola, onde embarcarão em um avião da NASA para o voo de volta à sua base em Houston, no Texas.
Desde julho de 1975, durante a missão Apollo, a NASA não realiza um pouso no mar.
Iniciada em maio, o principal objetivo da missão era testar a Crew Dragon em um voo real, com astronautas a bordo, abrindo caminho para as futuras viagens de americanos ao espaço.
A SpaceX e a NASA analisarão os dados do voo de teste antes de certificar formalmente a cápsula comercial para lançamentos operacionais.
A NASA espera enviar a primeira missão para ISS, com quatro astronautas a bordo, ainda este ano.
Durante a sua estadia em órbita, Hurley e Behnken ajudaram o astronauta Chris Cassidy e os cosmonautas Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner nas tarefas da estação espacial realizando experimentos e manutenção.
VEJA MAIS
- SpaceX lançará satélite construído por startup brasileira
- SpaceX quebra recorde anual de lançamentos espaciais
- NASA lança missão que tentará desviar rota de asteroide
Robert também participou, acompanhado de Cassidy, de quatro caminhadas espaciais em junho e julho para substituir as baterias nos módulos de energia solar da ISS.
Os astronautas voltaram à Terra com cerca de 150 kg de carga, incluindo amostras congeladas de experimentos, equipamentos pessoais e uma bandeira dos EUA deixada na estação espacial pela tripulação final do ônibus espacial em 2011.
Sucesso da missão marca a retomada do programa espacial americano de voos tripulados.
Veja abaixo o momento do pouso no mar.
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor