Nave de carga atraca com sucesso na estação espacial chinesa
Missão leva suprimentos para a próxima missão de astronautas da China.
Durante a madrugada desta segunda-feira, 20 de setembro, a China lançou com sucesso a nave de carga Tianzhou-3, a partir do centro de lançamentos de Wenchang, na região costeira do país. Cerca de sete horas depois da decolagem a espaçonave atracou na Estação Espacial Chinesa Tiangong.
O lançamento foi feito por meio de um foguete Long March 7. Para se aproximar da Tiangong, a Tianzhou-3 realizou seis manobras orbitais automáticas para conseguir se acoplar ao módulo Tianhe. A chegada do cargueiro ocorreu três dias depois que a tripulação da Shenzhou-12 deixou a estação espacial para retornar à Terra.
O cargueiro não tripulado levou seis toneladas de suprimentos, experimentos e equipamentos para a futura visita de astronautas chineses – também chamados de taikonautas – da Shenzhou-13, que tem decolagem prevista para o início de outubro.
Há rumores de que nesta missão estará a astronauta chinesa Wang Yaping, que já viajou na missão Shenzhou-10, de 2013, e que está em treinamento para missões em estações espaciais.
Os taikonautas deverão ficar seis meses em órbita, um novo recorde para a China. O recorde anterior foi da missão Shenzhou-12, com os astronautas ficando três meses em órbita.
A expectativa é que a Tiangong seja concluída até o final do ano que vem. Ela será formada por três módulos, dispostos na forma de um “T”, sendo que dois deles serão lançados no segundo e terceiro trimestres de 2022. Somente o Tianhe, que já está em órbita, tem 16,6 metros de comprimento e 4,2 metros de diâmetro. Ao todo, 11 missões serão necessárias para concluir a estação espacial chinesa.
A China tem planos futuros de expandir a Tiangong para seis módulos, a partir do uso de módulos extras de backup ou a partir de colaborações com outros países.
VEJA MAIS
- Sonda chinesa avista cubo misterioso na Lua
- China inicia mapeamento do planeta Marte
- Recorde: China já realizou 40 lançamentos de foguetes em 2021
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor
0 Comentários