NASA quer economizar na sua futura estação espacial lunar

Os primeiros módulos da ‘Lunar Gateway’ deverão ser lançados em 2023.

nasa planeja economizar na sua futura estação espacial lunar
Conceito da Lunar Gateway, em órbita da Lua. Imagem: NASA

Com o objetivo de reduzir custos (e também riscos), a NASA decidiu lançar os dois primeiros módulos da estação Lunar Gateway em órbita da Lua no mesmo foguete, em vez de voar em foguetes separados e acoplá-los no espaço. Apesar de possuir o maior orçamento entre as agências espaciais, isso não significa que a NASA também tenha que cortar gastos.

Trabalhando com empresas norte-americanas e parceiros internacionais, a NASA pretende colocar em órbita da Lua uma mini estação espacial, com o objetivo de ser uma espécie de posto avançado, para que astronautas possam fazer várias viagens até a superfície lunar.

O lançamento deve ocorrer em 2023. Entretanto, a agência espacial ainda não escolheu o foguete que fará o transporte dos módulos da estação.

Atualmente, o melhor candidato para a tarefa é o Falcon Heavy, um foguete reutilizável que está sendo desenvolvido pela empresa privada SpaceX, com capacidade para levar grandes e pesadas cargas ao espaço.

Quando estiver concluída, a Gateway servirá não apenas de apoio para as expedições lunares, mas também como laboratório para processamento de amostras da Lua, plataforma de manutenção e ponto de reabastecimento para missões tripuladas mais distantes.

Inicialmente, os gerentes da NASA pretendiam lançar os módulos em foguetes separados, em 2022 e 2023, por causa do volume limitado disponível nos foguetes atuais.

A nova arquitetura da Gateway facilita o trabalho de engenharia, porque os módulos podem ser conectados no chão, antes mesmo de serem enviados ao espaço, o que economiza no desenvolvimento de sistemas independentes de propulsão, orientação e controle de acoplamento.

VEJA MAIS

O administrador da NASA, Jim Bridenstine, aprovou a mudança nos planos.

“O objetivo é aumentar a probabilidade de sucesso e minimizar os riscos e, ao mesmo tempo, reduzir os custos”, disse Bridenstine.

A Gateway será capaz de suportar uma tripulação de quatro astronautas por até 30 dias. Com a nova configuração, a duração da missão poderia ser dobrada para 60 dias.

A NASA pretende levar astronautas até a superfície da Lua em 2024.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.