NASA quer economizar na sua futura estação espacial lunar
Os primeiros módulos da ‘Lunar Gateway’ deverão ser lançados em 2023.
Com o objetivo de reduzir custos (e também riscos), a NASA decidiu lançar os dois primeiros módulos da estação Lunar Gateway em órbita da Lua no mesmo foguete, em vez de voar em foguetes separados e acoplá-los no espaço. Apesar de possuir o maior orçamento entre as agências espaciais, isso não significa que a NASA também tenha que cortar gastos.
Trabalhando com empresas norte-americanas e parceiros internacionais, a NASA pretende colocar em órbita da Lua uma mini estação espacial, com o objetivo de ser uma espécie de posto avançado, para que astronautas possam fazer várias viagens até a superfície lunar.
O lançamento deve ocorrer em 2023. Entretanto, a agência espacial ainda não escolheu o foguete que fará o transporte dos módulos da estação.
Atualmente, o melhor candidato para a tarefa é o Falcon Heavy, um foguete reutilizável que está sendo desenvolvido pela empresa privada SpaceX, com capacidade para levar grandes e pesadas cargas ao espaço.
Quando estiver concluída, a Gateway servirá não apenas de apoio para as expedições lunares, mas também como laboratório para processamento de amostras da Lua, plataforma de manutenção e ponto de reabastecimento para missões tripuladas mais distantes.
Inicialmente, os gerentes da NASA pretendiam lançar os módulos em foguetes separados, em 2022 e 2023, por causa do volume limitado disponível nos foguetes atuais.
A nova arquitetura da Gateway facilita o trabalho de engenharia, porque os módulos podem ser conectados no chão, antes mesmo de serem enviados ao espaço, o que economiza no desenvolvimento de sistemas independentes de propulsão, orientação e controle de acoplamento.
VEJA MAIS
- ISS ao vivo: canais para ver imagens da estação espacial
- Empresa arrecada US$ 1,4 bilhão para construir nave espacial
- Com nova nave, SpaceX lança 4 astronautas em direção à ISS
O administrador da NASA, Jim Bridenstine, aprovou a mudança nos planos.
“O objetivo é aumentar a probabilidade de sucesso e minimizar os riscos e, ao mesmo tempo, reduzir os custos”, disse Bridenstine.
A Gateway será capaz de suportar uma tripulação de quatro astronautas por até 30 dias. Com a nova configuração, a duração da missão poderia ser dobrada para 60 dias.
A NASA pretende levar astronautas até a superfície da Lua em 2024.
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor