Astrônomos detectam sinal de rádio de um exoplaneta

Planeta está localizado a 51 anos-luz da Terra, no sistema estelar de Tau Boötis.

astronomos detectam emissoes de radio de um exoplaneta
Concepção artística de exoplaneta gasosos ao redor de uma estrela. Crédito da imagem: L. Calçada/ESO.

Uma equipe internacional de astrônomos acaba de divulgar a detecção de emissões de rádio provenientes de Tau Boötis, um sistema estelar localizado a 51 anos-luz da Terra, na constelação de Boeiro (Boötes).

binoculo 7x50 1

Utilizando dados do LOw Frequency Array (LOFAR), uma grande rede de radiotelescópios localizada principalmente na Holanda, os cientistas acreditam que a emissão de rajadas circularmente polarizada seja de Tau Boötis b, um exoplaneta que tem uma massa 6 vezes maior que a de Júpiter e um período orbital de 3 dias e 7,5 horas.

Aparentemente, não estamos falando aqui de transmissões de civilizações alienígenas.

Os pesquisadores acreditam que o sinal tenha sido emitido a partir da interação da estrela com o campo magnético do planeta.

Se confirmado, o estudo pode ajudar astrônomos a decifrar o interior de exoplanetas, incluindo as propriedades atmosféricas e as interações físicas entre a estrela e o planeta.

canal de ofertas

Sinais de rádio

O estudo foi liderado por Jake Turner, astrônomo do Departamento de Astronomia, do Instituto Carl Sagan da Universidade Cornell e do Departamento de Astronomia da Universidade da Virgínia.

A equipe também analisou os sistemas planetários de 55 Cancri e Upsilon Andromedae, mas apenas em Tau Boötis foi detectado o sinal de rádio.

Entretanto, a descoberta não ocorreu por acaso. Estudando as emissões de rádio do campo magnético do planeta Júpiter, em nosso Sistema Solar, os astrônomos construíram um modelo para estudar como esses sinais poderiam ser detectados em grandes distâncias.

Jake acrescentou que a emissão detectada é bastante fraca e que não é totalmente certo a sua origem.

“Resta alguma incerteza de que o sinal de rádio detectado seja do planeta. A necessidade de observações de acompanhamento é crítica”, disse ele.

Os resultados da pesquisa foram publicados nesta quarta-feira, 16, na revista Astronomy & Astrophysics.

VEJA MAIS

Tau Boötis b

Tau Boötis é um sistema estelar binário que consiste em uma estrela jovem e quente do tipo F, Tau Boötis A, e uma estrela menor do tipo M3 (anã vermelha), Tau Boötis B.

Em 1996, o exoplaneta Tau Boötis b foi descoberto perto da estrela branca Tau Boötis A.

No entanto, é altamente improvável que haja vida lá. O planeta é um gigante gasoso e está muito próximo de sua estrela, apresentando uma temperatura em torno de 1.300° C.

Em 2014, outro estudo apontou que o exoplaneta de Tau Boötis possui vapor de água em sua atmosfera.

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *