Marte pode esconder lagos subterrâneos de água salgada

Descoberta foi feita a partir da análise de dados da sonda europeia Mars Express.

Foto da calota polar marciana, captada pela sonda Mars Express, em 2003. Crédito da imagem: ESA/DLR/FU Berlin / Bill Dunford
Foto da calota polar marciana, captada pela sonda Mars Express, em 2003. Crédito da imagem: ESA/DLR/FU Berlin / Bill Dunford

Cientistas acabam de anunciar a descoberta de fortes evidências de múltiplos lagos subterrâneos de água salgada no polo sul de Marte. Em 2018, os pesquisadores já haviam detectado sinais de um grande reservatório de água, escondido sob 1,5 km da calota polar do planeta, algo que já era teorizado há décadas.

binoculo 7x50 1

Agora, em estudo publicado na Nature Astronomy nesta segunda-feira, 28, astrônomos não apenas confirmaram a provável presença de um reservatório, como descobriram que ele é rodeado por poças d’água irregulares ou áreas úmidas de menor extensão.

O maior lago teria pelo menos 20 quilômetros de diâmetro. Já os menores têm entre 5 e 15 quilômetros de largura.

Para este achado, foram analisados dados de radar da sonda Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA), para analisar uma área de 250 por 300 km do suspeito lago subterrâneo.

Os pesquisadores sugeriram que esses lagos devem ser extraordinariamente salgados. Esse alto teor de salmoura é o responsável por manter a água líquida, mesmo nas condições extremamente frias no polo sul de Marte.

Essa água pode ter milhões ou mesmo bilhões de anos. Os lagos podem ter se originado quando o clima no planeta era mais quente, sendo assim remanescentes da água liquida que já existia na superfície.

canal de ofertas

Água em Marte

Os cientistas salientam que esses lagos, na melhor das hipóteses, é apenas uma especulação.

Porém, se a sua existência for realmente confirmada, esse ambiente poderia ser um bom candidato para servir de refúgio para a vida.

Protegida sob grossas camadas de poeira e gelo, qualquer vida marciana em tal lago estaria protegida dos efeitos nocivos dos raios cósmicos e das variações sazonais de temperatura. Seria frio, escuro e excessivamente salgado, mas estável e a salvo de mudanças ambientais do planeta.

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.