Joe Biden pode nomear uma mulher para comandar a NASA

Caso os rumores se confirmem, essa será a primeira vez que a agência espacial terá uma liderança feminina.

Logotipo da NASA no Kennedy Space Center, na Flórida, Estados Unidos.
Logotipo da NASA no Kennedy Space Center, na Flórida, Estados Unidos. Crédito da imagem: Jessie Hodge

Em um importante passo de inclusão e igualdade de gênero, a NASA pode, mais uma vez, fazer história ao ter pela primeira vez uma mulher no comando da agência espacial. Os democratas Joe Biden e Kamala Harris tomam posse como presidente e vice-presidente dos Estados Unidos, respectivamente, nesta quarta-feira, 20 de janeiro.

Além da mudança de poder na Casa Branca, também é esperado que a NASA receba uma nova direção, uma vez que o atual administrador, Jim Bridenstine, anunciou no final do ano passado que não pretendia continuar no cargo durante o governo Biden-Harris.

Os rumores de que a agência espacial dos EUA poderia ganhar uma liderança feminina em breve são reforçados por outras indicações de alto nível já confirmadas pela administração de Biden, como a primeira mulher a chefiar o Departamento do Tesouro dos EUA (Janet Yellen), a primeira mulher diretora de inteligência nacional (Avril Haines), a primeira secretária afro-americana de defesa (Lloyd Austin), além, é claro, da primeira vice-presidente mulher, negra e e asiática-americana (Kamala Harris).

Na semana passada, durante encontro da American Astronomical Society (AAS), o professor de astrofísica e ciências planetárias da Universidade do Colorado, Jack Burns, reforçou ainda mais essas especulações, afirmando que há muito tempo é esperado que seja nomeada uma administradora para a NASA.

Burns já atuou em vários painéis da agência e foi um dos membros de transição na NASA entre os governos de Barack Obama e Donald Trump.

“Acho que o governo Biden-Harris gostaria muito de nomear – de tudo que entendo aqui – a primeira mulher administradora da NASA, e isso seria muito empolgante, há muito tempo”, disse ele.

Candidatas

De acordo com o astrofísico, algumas candidaturas já foram apresentadas e elas são extremamente qualificadas. Entretanto, ele não revelou nomes.

Porém, duas fortes candidatas para o cargo são Ellen Stofan e Pam Melroy, que já estão trabalhando no governo Biden no processo de transição na NASA.

Stofan é uma geóloga planetária e já atuou como cientista-chefe da NASA entre 2013 e 2016. Ela já fez história ao ser a primeira mulher a dirigir o Museu Nacional do Ar e Espaço do Smithsonian Institution.

VEJA MAIS

Já Melroy é uma ex-astronauta da NASA, tendo comandado três missões de ônibus espaciais. Ela também atuou como vice-diretora do Escritório de Tecnologia Tática da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA.

A equipe de transição também conta com outras três mulheres talentosas, como a cientista climática Shannon Valley, a analista de tecnologia e política Bhavya Lal e a astrofísica Jedidah Isler.

Contudo, ainda não está claro quando a nova liderança da NASA será anunciada. 

Diante da emergência atual da pandemia da Covid-19, é provável que a agência espacial não esteja no topo das prioridades durante os primeiros dias do governo Biden-Harris.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.