Novo teste de foguete da SpaceX termina em explosão
Protótipo de nave espacial tripulada deverá ser utilizada em futuras missões para o planeta Marte.
Nesta terça-feira, 2, a SpaceX realizou um novo teste de voo em alta altitude da Starship, a ambiciosa nave que será utilizada em futuras missões de colonização de Marte. O teste envolvia utilizar os três motores Raptor para impulsionar o foguete a uma altitude de 10 km, para então fazer um “voo de barriga”, com o objetivo de testar suas asas e superfícies aerodinâmicas.
Apesar de ter sido lançada com sucesso e ter executado as manobras previstas, um dos motores falhou, o que fez a SN9 explodir em uma bola de fogo enquanto tentava pousar de pé em Boca Chica, no estado americano do Texas.
Confira abaixo a transmissão online do voo de teste da SN9:
Este foi o segundo acidente do tipo depois que o último protótipo, o SN8, teve um destino semelhante em dezembro passado.
Apesar das duas falhas, os controladores ficaram satisfeitos, uma vez que os protótipos conseguiram completar vários elementos do teste, como a subida, desligamento do motor, reorientação e descida.
Felizmente, a explosão não atingiu a versão seguinte do protótipo de nave, o SN10, que estava posicionado próximo do local de lançamento e de tentativa de pouso da SN9.
A ideia com esses testes é validar o projeto, dando início à etapa seguinte, que consiste no voo de teste orbital da nave estelar utilizando o foguete Super Heavy.
Quando concluído, este será o primeiro sistema de transporte totalmente reutilizável, além do veículo de lançamento mais poderoso já desenvolvido – capaz de elevar mais de 100 toneladas métricas ao espaço.
VEJA MAIS
- SpaceX lançará satélite construído por startup brasileira
- SpaceX quebra recorde anual de lançamentos espaciais
- NASA lança missão que tentará desviar rota de asteroide
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor