NASA adia lançamento de sonda para Titã

Missão Dragonfly consiste em enviar um helicóptero para explorar a lua de Saturno.

nasa adia lancamento de sonda para tita
Ilustração artística do Dragonfly na superfície de Titã. Crédito da imagem: Johns Hopkins APL

A NASA anunciou que a missão Dragonfly, que pretende enviar um helicóptero com oito rotores para Titã, o maior satélite de Saturno, sofrerá um atraso em seu cronograma de lançamento. Inicialmente, a sonda seria lançada em 2025, mas ela já tinha sido adiada em um ano para que os engenheiros tivessem um tempo extra para o desenvolvimento da missão.

Agora, diante da pandemia da Covid-19 e dos cortes no orçamento, os preparativos para o lançamento deve ocorrer apenas em 2027.

A chegada em Titã ocorrerá em meados da década de 2030.

“O Dragonfly aumentará significativamente a nossa compreensão deste mundo ricamente orgânico e ajudará a responder às principais questões da astrobiologia em nossa busca para compreender os processos que apoiaram o desenvolvimento da vida na Terra”, afirmou Lori Glaze, diretora da Divisão de Ciência Planetária na sede da NASA.

Durante dois anos e meio, o Dragonfly poderá voar por até 175 quilômetros, visitando dezenas de locais da lua e analisando as características do ambiente e a química pré-biótica local.

A espaçonave usará um gerador termoelétrico radioisotópico (RTG) para gerar energia elétrica, armazenando-a em uma bateria para uso durante o voo e outras atividades da missão.

Titã mostra muita semelhança com a Terra primitiva. Portanto, explorar a lua de Saturno permitirá estudar como a vida pode ter começado em nosso planeta.

VEJA MAIS

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.