NASA seleciona astronautas para nova nave desenvolvida pela Boeing

Concorrente da Crew Dragon, da SpaceX, primeiro voo operacional da Starliner está programado para o ano que vem.

Concepção artística do voo da nave CST-100 Starliner, construída pela Boeing.
Concepção artística do voo da nave CST-100 Starliner, construída pela Boeing. Crédito: Boeing.

Nesta quinta-feira, 25, a NASA designou a astronauta Jeanette Epps para a missão Boeing Starliner-1. Ela se juntará a equipe formada por Sunita Williams e Josh Cassada numa expedição de seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

binoculo 7x50 1

Assim como a SpaceX, a agência espacial americana também tem um contrato com a Boeing para construir uma nave espacial privada e transportar astronautas para a ISS.

Antes da viagem dos três astronautas, a Boeing deve realizar um voo de teste com a espaçonave CST-100 Starliner, transportando astronautas, assim como foi feito recentemente com a Crew Dragon, pela SpaceX.

A nova cápsula tem capacidade para até 7 astronautas, podendo ser operada em voo livre de até 60 horas e capacidade de permanecer ancorada na ISS por até 210 dias. Ela foi projetada para ser lançada por foguetes não reutilizáveis Atlas V.

canal de ofertas

Starliner

Em dezembro de 2019, a Starliner fez o seu primeiro voo de teste sem tripulação para a estação espacial, mas a atracação foi cancelada depois que nave teve um problema durante a queima inserção de órbita.

No final deste ano a Boeing pretende fazer uma segunda tentativa de acoplagem na ISS. Para meados de 2021, é planejado o voo de certificação com uma tripulação a bordo.

VEJA MAIS

Se tudo ocorrer como o planejado, o voo dos três astronautas da NASA deve ocorrer ainda no ano que vem.

Esta será a primeira viagem dos astronautas Jeanette e Josh. Já para Sunita será o terceiro voo ao espaço.

“Enquanto as empresas comerciais se concentram no fornecimento de serviços de transporte humano para a órbita baixa da Terra, a NASA vai concentrar seu foco na construção de espaçonaves e foguetes para missões no espaço profundo”, afirmou o comunicado da agência espacial.

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.