Estudantes criam projeto de desinfecção de estações espaciais
Competição virtual teve a participação de 27 equipes de quatro regiões do Brasil.
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) acaba de divulgar o projeto vencedor, na categoria Desafio Maker, do 1° Hackathon sobre Covid-19 nas atividades espaciais. A competição online foi promovida pela Agência Espacial Brasileira (AEB), nos dias 11 e 12 de maio, e teve a participação de 27 equipes das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do país.
O objetivo foi incentivar pesquisas para aumentar a segurança dos astronautas e melhorar a performance de missões espaciais.
A equipe vencedora desenvolveu em apenas 24 horas o protótipo de um equipamento que tem a capacidade de desinfetar ambientes fechados, como o da Estação Espacial Internacional (ISS).
O projeto foi desenvolvido por uma equipe composta por cinco estudantes, sendo um da rede particular de ensino, e um professor do Ensino Médio, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Parnamirim.
Para desenvolver o equipamento, foi utilizado softwares de modelagem 3D, lâmpadas ultravioletas, placas solares e baterias recarregáveis. A ferramenta pode desinfetar ambientes, utensílios e equipamentos de proteção individual.
“O nosso projeto foi construído para ser utilizado em ambientes de difícil acesso, pois não necessita de eletricidade e possibilita ainda fazer a desinfecção até em cômodos inteiros”, disse o estudante Vinícius Medeiros Xavier.
Rodrigo Siqueira, professor e responsável pela equipe, disse que os estudantes podem desenvolver efetivamente, num futuro próximo, toda a estrutura do equipamento.
“A equipe ficou bastante entusiasmada em decidir tirar o projeto do papel, desenvolver e testar o equipamento”, afirmou. “Todos os estudantes já manifestaram interesse em seguir carreira na área de Ciência & Tecnologia e meu papel como professor é aproveitar esse entusiasmo e apoiar o sonho deles”, concluiu o professor.
VEJA MAIS
- SpaceX lançará satélite construído por startup brasileira
- Brasil ganha 5 ouros em Olimpíada Internacional de Astronomia
- Brasil entra na disputa para sediar evento global de astronáutica
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor