Maior meteorito de Marte é exposto ao público pela primeira vez

Com 25 centímetros e pesando 14,5 kg, ele foi encontrado na África.

Maior meteorito de Marte é exposto ao público pela primeira vez

O maior meteorito de Marte já encontrado na Terra está sendo exibido ao público pela primeira vez. Com 25 centímetros e pesando 14,5 kg, ele foi descoberto por um caçador de meteoritos em uma mina de sal no deserto de Mali, no continente africano. Ele foi batizado de “Taoudenni 002”, nome do local onde foi encontrado.

A queda do meteorito marciano não foi testemunhada, mas acredita-se que ele caiu nos últimos 100 anos. Ele deve ter vindo parar aqui na Terra após Marte ser atingido no passado por um grande asteroide ou cometa. Geralmente, após grandes impactos, rochas são ejetadas ao espaço e ficam vagando pelo Sistema Solar por milhões de anos até que eles acabam caindo em algum planeta.

Os meteoritos marcianos têm assinaturas químicas específicas. A confirmação de que Taoudenni 002 veio de Marte foi feita por Carl Agee, diretor do Instituto de Meteorologia da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos. “É de longe o maior meteorito marciano completo sem cortes na Terra”, afirmou ele.

Segundo o diretor, a rocha também contém indícios de que ele se formou em um episódio vulcânico em Marte, há mais de 100 milhões de anos.

O pedaço de Marte estará disponível ao público no Maine Mineral & Gem Museum (MMGM), localizado na cidade de Bethel, no estado de Maine, nos EUA. O museu abriga aproximadamente 6 mil rochas extraterrestres, incluindo o maior pedaço de uma rocha lunar.

O valor exato de compra não foi revelado, mas, para adicionar o meteorito à coleção, o museu pagou um “valor de seis dígitos”. O local afirma que possui “a maior exibição de meteoritos lunares e marcianos na Terra”.

Atualmente, existem cerca de 300 pedaços de rochas marcianas na Terra, totalizando cerca de 227 kg. Entretanto, como caçadores de meteoritos costumam cortá-los em pedaços menores para vender, o número real de meteoritos marcianos descobertos pode ser entre 100 e 150, afirma o pesquisador.

Agre diz que outros meteoritos de Marte podem estar escondidos na Terra, enterrados sobre dunas de areia no Saara, incrustado no gelo da Antártica ou no fundo dos oceanos.

Foto das pesquisadores Aileen Yingst e Florence Tan ao lado de Taoudenni 002. Imagem: Maine Mineral and Gem Museum.

Fonte: Space e Boston Globe.