Meteoritos raros podem conter blocos de construção da vida

Fragmentos foram encontradas no ano passado na Costa Rica.

meteorito raro pode conter blocos de construcao de vida
Fragmento do asteroide que caiu na Costa Rica. Imagem: Laurence Garvie / Center for Meteorite Studies / Arizona State University

Embora o nosso planeta seja atingido a todo momento por rochas especiais, alguns meteoritos em especial acabam chamando a atenção de pesquisadores. Em 23 de abril de 2019, um asteroide do tamanho de uma máquina de lavar entrou na atmosfera da Terra e se partiu em vários pedaços, com seus fragmentos caindo sobre as aldeias de La Palmera e Aguas Zarcas, na Costa Rica.

binoculo 7x50 1

Ao analisar os meteoritos, os cientistas descobriram que eles pertenciam a uma classe rara chamada de condritos carbonáceos, que se formaram quando o Sistema Solar ainda era jovem.

Esse tipo de meteorito é especial. Ele possui compostos de carbono complexos, provavelmente incluindo aminoácidos (que se unem para formar proteínas e DNA) e talvez outros blocos de construção ainda mais complexos da vida.

A descoberta é fascinante, pois esses meteoritos permaneceram intactos por mais de 4,5 bilhões de anos.

As únicas mudanças que eles sofreram foram reações químicas impulsionadas pela luz solar, que estimularam a criação de compostos químicos cada vez mais complexos.

canal de ofertas

A grande maioria dos mais de 60 mil meteoritos descobertos e catalogados em todo o mundo são feitos de rocha e metal. Entretanto, esses fragmentos eram diferentes, sendo compostos por um tipo de argila.

Os meteoritos da Costa Rica podem oferecer as amostras mais puras já encontradas da nebulosa que formou o Sistema Solar.

A descoberta foi detalhada na revista Science. No entanto, os fragmentos encontrados ainda precisam de mais estudos, para comprovar se o mesmo não sofreu algum tipo de contaminação.

Estudar esses tipos de meteoritos pode gerar insights sobre as teorias de origem da vida na Terra, bem como estudar a poeira da Via Láctea, antes do Sol se formar.

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.