Empresa chinesa também está desenvolvendo foguetes reutilizáveis
Assim como nos Estados Unidos, o mercado de lançamentos privados está em expansão na China.
Nesta terça-feira, 25, a empresa chinesa privada Beijing Interestellar Glory Space Technology Ltd., também conhecida como iSpace, anunciou que conseguiu levantar 1,2 bilhão de yuans (R$ 972 milhões na cotação atual) em fundos para desenvolver foguetes reutilizáveis.
A ideia é utilizar o dinheiro para desenvolver a série de veículos de lançamento “Hyperbola”, construir motores de metano de oxigênio líquido reutilizáveis, além de desenvolver a equipe da empresa.
Em julho de 2019, a iSpace foi a primeira empresa chinesa privada a lançar um satélite em órbita. Utilizando o foguete de combustível sólido Hyperbola-1, de quatro estágios e 20,8 metros de altura, enviou dois satélites para a órbita baixa da Terra.
Espera-se que o Hyperbola-2 seja o primeiro lançador a contar com um primeiro estágio reutilizável, capaz de pouso vertical. Ele terá a capacidade de transportar 1,1 tonelada de carga útil e deverá realizar o primeiro voo orbital completo no final de 2021.
A iSpace também pensa em lançadores maiores, o Hyperbola-3, que aparentemente apresenta fases iniciais adicionais como reforços laterais, além de desenvolver um conceito de avião espacial reutilizável.
Mercado de lançamentos comerciais
Assim como nos Estados Unidos, o governo de Pequim abriu em 2014 o mercado de lançamentos de foguetes e desenvolvimento de satélites ao capital privado.
A ideia da China é apoiar os negócios, incluindo a transferência de tecnologia militar para empresas aprovadas, a fim de promover a inovação no setor.
A iSpace é uma das mais de dez empresas relacionadas a veículos de lançamento estabelecidas no país.
A Landspace, por exemplo, também está desenvolvendo seu próprio foguete reutilizável. A recém inaugurada Galactic Energy, está se preparando para lançar seu primeiro foguete no final de setembro. Já a OneSpace está planejando um novo lançamento suborbital ainda neste ano.
VEJA MAIS
- Recorde: China já realizou 40 lançamentos de foguetes em 2021
- Após NASA, China também quer enviar um drone para Marte
- Sonda chinesa completa 1000 dias em operação na Lua
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor