Emirados Árabes fazem preparativos finais para missão marciana
Lançamento ocorrerá nesta terça-feira, a partir do Japão.
Os Emirados Árabes Unidos estão a um passo de iniciar a sua primeira missão marciana. Se tudo correr bem, nesta terça-feira, 14, a espaçonave Emirates Mars Mission (também conhecida como Hope ou Al Amal) irá decolar do Centro Espacial Tanegashima, no Japão, em direção a Marte.
O foguete japonês H-2A está programado para ser lançado às 17h51 (horário de Brasília), acelerando a sonda do tamanho de um carro e pesando quase 1,4 toneladas a uma velocidade de 34 mil km/h, em uma trajetória para o planeta vermelho.
A previsão é que a sonda entre em órbita de Marte em fevereiro de 2021, ano em que os Emirados Árabes Unidos comemoram o seu 50º aniversário da independência, em dezembro de 1971.
Desde 2001, este será o 42º lançamento do H-2A, o primeiro em direção a Marte. Em seu histórico, o foguete apresentou apenas uma única falha e registrou 35 lançamentos consecutivos com sucesso.
A missão custou aos Emirados Árabes Unidos cerca de US$ 200 milhões (R$ 1,07 bilhão na cotação atual) para projetar, desenvolver e preparar o lançamento.
A sonda transporta três instrumentos científicos para medir condições na atmosfera marciana a partir de uma órbita semi-síncrona única, acima de Marte. A ideia é entender como funciona o sistema climático do planeta durante o ciclo do dia para a noite.
Além do objetivo científico, o governo dos Emirados Árabes Unidos idealizou o projeto como uma maneira de estimular mudanças nos setores acadêmico e industrial do país para se concentrar mais em tecnologia e inovação.
“A identidade da missão não é apenas sobre os Emirados Árabes Unidos, é também para o mundo árabe. É para inspirar os jovens árabes e enviar uma mensagem de esperança para eles, e uma mensagem que basicamente diz se um país como os Emirados Árabes Unidos consegue chegar a Marte em menos de 50 anos, então vocês podem fazer muito mais, dado a história que você tem, dado o talento humano que você tem.” explica Omran Sharaf, gerente de projetos da Missão Emirates Mars no Centro Espacial Mohammed Bin Rashid, em Dubai.
VEJA MAIS
- As duas novas sondas que a NASA enviará para Vênus
- NASA pretende levar uma usina nuclear para a Lua
- NASA adia caminhada espacial poucas horas antes do programado
Os engenheiros dos Emirados Árabes trabalharam ao lado de especialistas dos EUA para construir a espaçonave. A NASA também está apoiando a missão, fornecendo rastreamento e suporte de comunicações através da Deep Space Network da agência.
A missão marciana dos Emirados Árabes Unidos é uma das três programadas para lançamento nas próximas semanas, juntamente com o primeiro rover da China a pousar em Marte, além da Perseverance da NASA.
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor