Emirados Árabes fazem preparativos finais para missão marciana

Lançamento ocorrerá nesta terça-feira, a partir do Japão.

emirados arabes fazem preparativos finais para missão marciana
Concepção artística da Emirates Mars Mission em órbita de Marte. Imagem: Government of Dubai Media Office

Os Emirados Árabes Unidos estão a um passo de iniciar a sua primeira missão marciana. Se tudo correr bem, nesta terça-feira, 14, a espaçonave Emirates Mars Mission (também conhecida como Hope ou Al Amal) irá decolar do Centro Espacial Tanegashima, no Japão, em direção a Marte.

O foguete japonês H-2A está programado para ser lançado às 17h51 (horário de Brasília), acelerando a sonda do tamanho de um carro e pesando quase 1,4 toneladas a uma velocidade de 34 mil km/h, em uma trajetória para o planeta vermelho.

A previsão é que a sonda entre em órbita de Marte em fevereiro de 2021, ano em que os Emirados Árabes Unidos comemoram o seu 50º aniversário da independência, em dezembro de 1971.

Desde 2001, este será o 42º lançamento do H-2A, o primeiro em direção a Marte. Em seu histórico, o foguete apresentou apenas uma única falha e registrou 35 lançamentos consecutivos com sucesso.

A missão custou aos Emirados Árabes Unidos cerca de US$ 200 milhões (R$ 1,07 bilhão na cotação atual) para projetar, desenvolver e preparar o lançamento.

A sonda transporta três instrumentos científicos para medir condições na atmosfera marciana a partir de uma órbita semi-síncrona única, acima de Marte. A ideia é entender como funciona o sistema climático do planeta durante o ciclo do dia para a noite.

Além do objetivo científico, o governo dos Emirados Árabes Unidos idealizou o projeto como uma maneira de estimular mudanças nos setores acadêmico e industrial do país para se concentrar mais em tecnologia e inovação.

“A identidade da missão não é apenas sobre os Emirados Árabes Unidos, é também para o mundo árabe. É para inspirar os jovens árabes e enviar uma mensagem de esperança para eles, e uma mensagem que basicamente diz se um país como os Emirados Árabes Unidos consegue chegar a Marte em menos de 50 anos, então vocês podem fazer muito mais, dado a história que você tem, dado o talento humano que você tem.” explica Omran Sharaf, gerente de projetos da Missão Emirates Mars no Centro Espacial Mohammed Bin Rashid, em Dubai.

VEJA MAIS

Os engenheiros dos Emirados Árabes trabalharam ao lado de especialistas dos EUA para construir a espaçonave. A NASA também está apoiando a missão, fornecendo rastreamento e suporte de comunicações através da Deep Space Network da agência.

A missão marciana dos Emirados Árabes Unidos é uma das três programadas para lançamento nas próximas semanas, juntamente com o primeiro rover da China a pousar em Marte, além da Perseverance da NASA.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.