Cientistas encontram um estranho brilho verde em Marte
Emissão deve existir há anos, mas somente agora foi detectada.
Utilizando dados da sonda Trace Gas Orbiter (TGO), da Agência Espacial Europeia (ESA), astrônomos detectaram um brilho verde-esmeralda na atmosfera de Marte. Essa emissão é semelhante ao brilho noturno visto ao redor da atmosfera da Terra a partir do espaço, mas esta é a primeira vez que ele é observado em outro planeta.
A equipe de cientistas estudou a atmosfera marciana em altitudes entre 20 e 400 quilômetros. Eles descobriram que o brilho verde está presente em todas as alturas, embora ele fosse mais forte a cerca de 80 km. Ele também varia dependendo da distância do planeta em relação ao Sol.
Na Terra, o brilho é causado pela interação da luz solar com átomos e moléculas no ar, principalmente do oxigênio, emitindo um comprimento de onda de luz específico. A faixa de brilho verde terrestre é comum em fotos tiradas por astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).
Cálculos sugerem que o brilho esverdeado distinto de Marte também se deve ao oxigênio, originário da decomposição do dióxido de carbono, que constitui 95% da atmosfera marciana.
“As observações em Marte concordam com os modelos teóricos anteriores, mas não com o brilho real que vimos em torno da Terra, onde a emissão visível é muito mais fraca… Isso sugere que temos mais a aprender sobre como os átomos de oxigênio se comportam, o que é extremamente importante para o nosso entendimento da física atômica e quântica”, afirmou o principal autor do estudo, Jean-Claude Gérard, da Universidade de Liège, na Bélgica.
Os novos resultados da TGO foram publicados na revista Nature Astronomy.
VEJA MAIS
- Astrônomos confirmam a existência de exoplanetas recém-formados
- Astrônomos descobrem manchas magnéticas gigantes em estrelas
- Estrela gigante desaparece sem deixar pistas
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor