Cientistas encontram um estranho brilho verde em Marte

Emissão deve existir há anos, mas somente agora foi detectada.

cientistas encontram um estranho brilho verde em marte 1
Concepção artística da sonda TGO detectando o brilho verde na atmosfera marciana. Imagem: ESA

Utilizando dados da sonda Trace Gas Orbiter (TGO), da Agência Espacial Europeia (ESA), astrônomos detectaram um brilho verde-esmeralda na atmosfera de Marte. Essa emissão é semelhante ao brilho noturno visto ao redor da atmosfera da Terra a partir do espaço, mas esta é a primeira vez que ele é observado em outro planeta.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

A equipe de cientistas estudou a atmosfera marciana em altitudes entre 20 e 400 quilômetros. Eles descobriram que o brilho verde está presente em todas as alturas, embora ele fosse mais forte a cerca de 80 km. Ele também varia dependendo da distância do planeta em relação ao Sol.

Na Terra, o brilho é causado pela interação da luz solar com átomos e moléculas no ar, principalmente do oxigênio, emitindo um comprimento de onda de luz específico. A faixa de brilho verde terrestre é comum em fotos tiradas por astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

Cálculos sugerem que o brilho esverdeado distinto de Marte também se deve ao oxigênio, originário da decomposição do dióxido de carbono, que constitui 95% da atmosfera marciana.

🤓 VEJA MAIS

📷 Fotógrafo revela como tirar foto da Lua com o celular
🧑‍🎓 5 cursos de astronomia que você pode fazer online
📚 Os melhores livros de astronomia para iniciantes

“As observações em Marte concordam com os modelos teóricos anteriores, mas não com o brilho real que vimos em torno da Terra, onde a emissão visível é muito mais fraca… Isso sugere que temos mais a aprender sobre como os átomos de oxigênio se comportam, o que é extremamente importante para o nosso entendimento da física atômica e quântica”, afirmou o principal autor do estudo, Jean-Claude Gérard, da Universidade de Liège, na Bélgica.

Os novos resultados da TGO foram publicados na revista Nature Astronomy.

brilho verde atmosfera de marte
Fotografia tirada pelos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) em 2011, mostrando a faixa verde de brilho de oxigênio sobre a curva da Terra. Imagem: NASA.

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se nos canais do Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.