Após sobrevoo da BepiColombo, ESA divulga 1ª imagem de Mercúrio

Sonda realizou com sucesso o primeiro de seis sobrevoos pelo planeta mais próximo do Sol.

Primeira imagem divulgada pela ESA do planeta Mercúrio, durante o sobrevoo da BepiColombo.
Primeira imagem divulgada pela ESA do planeta Mercúrio, durante o sobrevoo da BepiColombo. Crédito: ESA / BepiColombo / MTM

A sonda BepiColombo, uma missão conjunta entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), começou a enviar as primeiras imagens de Mercúrio, após o sobrevoo sobre o planeta na noite desta sexta-feira, 1º de outubro de 2021.

Na configuração atual de voo, a sonda não consegue captar fotos em alta resolução do planeta. Por isso, as primeiras imagens divulgadas serão em 1024 x 1024 pixels e em preto e branco, por meio de câmeras de monitoramento.

A primeira foto divulgada pela ESA foi captada às 20h44 (horário de Brasília), quando a BepiColombo estava a cerca de 2.418 km de Mercúrio. Ela mostra parte do hemisfério norte do planeta, incluindo Sihty Planitia, uma região que foi inundada por lava vulcânica. A área mais lisa e brilhante é chamada de Planícies Rudaki, que fica ao redor da cratera Calvino.

A ESA promete divulgar mais fotos do encontro com Mercúrio ao longo deste sábado, conforme elas são enviadas uma a uma pela BepiColombo.

Manobra em Mercúrio

No Twitter, a ESA afirmou que o sobrevoo foi “perfeito”. A espaçonave chegou a se aproximar a cerca de 199 km de Mercúrio, sendo o primeiro de seis sobrevoos planejados que a BepiColombo fará pelo planeta, antes de entrar em órbita em 5 de dezembro de 2025.

A agência espacial explicou que esse primeiro sobrevoo tem o objetivo de alterar a velocidade da espaçonave em 2,1 km/s em relação ao Sol. A manobra ultra-precisa – realizada há mais de 100 milhões de km da Terra – foi planejada meticulosamente durante meses por especialistas da agência espacial, tendo uma margem de erro de apenas 2 km.

“Os voos gravitacionais requerem um trabalho de navegação espacial profundo extremamente preciso, garantindo que a espaçonave esteja na trajetória de aproximação correta”, disse a ESA em comunicado.

O próximo encontro da BepiColombo com Mercúrio será em 23 de junho de 2022.

Neste sábado, 2 de outubro, o cientista e engenheiro italiano Giuseppe ‘Bepi’ Colombo (2/10/1920 – 20/02/1984) completaria 101 anos de idade. A sonda da ESA leva o seu nome como uma homenagem, pois ele foi o cientista responsável por desenvolver cálculos interplanetários para usar a gravidade de planetas para ajudar uma espaçonave a realizar vários sobrevoos em um mesmo planeta.

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *