Cargueiro japonês chega à Estação Espacial Internacional

Missão de reabastecimento permanecerá na ISS até o final de julho.

cargueiro japones chega a iss
Braço robótico da ISS captura o cargueiro japonês HTV-9. Imagem: NASA TV.

A semana começa movimentada na Estação Espacial Internacional (ISS). Na manhã desta segunda-feira, 25, o cargueiro espacial HTV-9, lançado pelo Japão, foi capturado pelo braço robótico da estação espacial, sendo controlado pelo astronauta Chris Cassidy.

Após uma viagem de cinco dias, a nave de reabastecimento automatizada de 12 toneladas está sendo guiada para o módulo Harmony, onde será instalado e permanecerá acoplado até o final de julho.

A captura ocorreu quando o HTV e a estação espacial voavam sobre a Tanzânia.

A nave de carga transporta quatro toneladas de suprimentos e experimentos científicos para a ISS.

Este é o nono e último lançamento do foguete H-2B do Japão — o lançador mais poderoso do país — e também marcou o nono e último voo dos atuais transportadores de carga em forma de barril HTV.

Os japoneses estão desenvolvendo um novo cargueiro de suprimentos, chamado HTV-X, que fornecerá cargas mais pesadas para a ISS e também para a Gateway, a futura estação espacial que será colocada em órbita da Lua. A previsão é que a nova nave de abastecimento faça o seu primeiro voo em 2022.

JAXA

A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), fornece serviços de reabastecimento à estação espacial para ajudar a pagar pela participação do país nos custos operacionais da ISS.

Atualmente, a tripulação da Estação Espacial Internacional é composta pelo astronauta Chris Cassidy e os cosmonautas Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner. No entanto, na próxima quarta-feira, 27, receberá mais dois hóspedes.

Nesta data, a NASA retomará o seu programa de voos tripulados ao espaço, desde 2011, quando os ônibus espaciais foram retirados de serviço.

Por meio de um contrato com a empresa privada SpaceX, a nave Crew Dragon, com os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, será lançada pelo foguete Falcon 9, em direção à ISS.

A permanência dos astronautas na estação pode durar de um a quatro meses.

VEJA MAIS

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.