Incêndio nos Estados Unidos ameaça destruir antenas do projeto SETI
Radiotelescópio é o único construído pelo SETI exclusivamente para buscar inteligências extraterrestres na galáxia.
Na última sexta-feira, 10 de setembro, o projeto SETI (sigla em inglês para “Busca por Inteligência Extraterrestre”) emitiu um comunicado afirmando que o conjunto de 42 antenas que formam o Allen Telescope Array está ameaçado por incêndios florestais que estão acontecendo no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.
Cientistas e engenheiros que trabalham no local foram evacuados preventivamente na manhã deste sábado (11 de setembro).
O incêndio afeta cinco condados da Califórnia há mais de 60 dias e já é considerado o segundo maior da história. Ele já consumiu 960 mil acres até a noite de domingo. Somente na última semana, mais de 60 mil acres foram consumidos pelo fogo, destruindo mais de 1.300 infraestruturas residenciais e comerciais. Segundo os bombeiros, 67% do incêndio já foi contido, mas a temporada de incêndios está longe do fim, dizem.
No comunicado, o SETI afirmou que o incêndio já estava a menos de 20 km das antenas e se aproximando. “A situação não está melhorando”, ressaltou a entidade no texto.
A equipe do observatório contatou o Corpo de Bombeiros do Serviço Florestal dos Estados Unidos para preparar o local contra eventuais danos. A vegetação próxima das antenas foi retirada e as árvores da área foram podadas de todos os galhos que estavam até três metros acima do solo.
Allen Telescope Array
O Allen Telescope Array é o único radiotelescópio construído pelo SETI que tem como atividade principal buscar inteligências extraterrestres em outros sistemas planetários. Atualmente, as antenas estão passando por um processo de reforma para tornar os receptores mais sensíveis. Essa atualização de hardware é financiada por Franklin Antonio, cofundador da empresa de semicondutores Qualcomm.
VEJA MAIS
- Astrônomo amador sugere origem do enigmático ‘Sinal Wow’
- PANOSETI inaugura os seus primeiros telescópios
- Planetas como a Terra são mais comuns do que se imaginava
Diferentemente de observatórios ópticos – que normalmente são instalados no topo de montanhas – os radiotelescópios são construídos em zonas rurais, com baixa densidade populacional e longe de interferências de sinais de rádio. O problema disso é que as antenas são montadas em meio a pastagens e terrenos florestais, sendo mais suscetíveis a incêndios.
Esta não é a primeira vez que as antenas do SETI são ameaçadas pelo fogo. Em 2014, um incêndio atingiu uma rodovia estadual localizada a apenas 3 km das antenas.
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor