Brasil quer sediar congresso internacional de astronáutica

Delegação brasileira vai aos Emirados Árabes Unidos para defender candidatura do país.

Brasil quer sediar congresso internacional de astronáutica

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, o astronauta Marcos Pontes, e o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, anunciaram oficialmente a candidatura para que a cidade de São Paulo seja a sede do Congresso Internacional de Astronáutica (IAC, em inglês), em 2024.

binoculo 7x50 1

O evento é organizado pela Federação Astronáutica Internacional (IAF), sendo considerado o mais importante do setor da exploração espacial. O congresso reúne em média 6 mil participantes, entre cientistas, estudantes e representantes do setor público e da indústria espacial.

De acordo com o ministro Marcos Pontes, o evento é uma oportunidade para atrair investimentos estrangeiros para o setor espacial brasileiro.

“A participação do Brasil nesta ‘concorrência’ é muito importante, pois nos preparamos, institucional e estruturalmente, para o que chamamos de Legado Espacial Brasileiro, que queremos que o mundo conheça e que façamos cooperações e parcerias. Tivemos o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas com os EUA, efetivamos o Centro Espacial de Alcântara, aprovamos legislações, revisamos decretos e legislações, potencializamos políticas públicas convergentes, que contribuirão para o ecossistema aeroespacial, como, por exemplo, IoT, IA, Marcos Legal de Startups, Lei de TICs, Inovação, Promoção e Politização da Ciência para formar as próximas gerações para as carreiras do futuro e, em gestão, conseguimos definir bases sólidas no MCTI e em articulação com a nossa Agência Espacial Brasileira, vincula ao nosso ministério, para impulsionar projetos focados em toda a cadeia aeroespacial”, afirmou o ministro.

“Digo, com muita certeza, que o Brasil é o candidato ideal para sediar o IAC em 2024, pois tudo o que fizemos agora estará bem maturado e interessante. Sem desmerecer nossos concorrentes, mas temos muito a mostrar e contribuir neste setor”, conclui Pontes.

A escolha de São Paulo se deve a toda infraestrutura e os atrativos que a cidade oferece para a organização de megaeventos como este. Vale lembrar que o Brasil já sediou a Copa do Mundo, de 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016.

canal de ofertas

Além do Brasil, Austrália, Hungria, Itália e Espanha também manifestaram interesse em sediar o evento em 2024. O país escolhido será divulgado no final deste mês de outubro.

Recentemente, a AEB pediu apoio aos demais países do BRICS (Rússia, Índia, China e África do Sul) para a candidatura brasileira do evento.

Congresso de Astronáutica em Dubai

Neste ano, a 72ª edição do Congresso Internacional de Astronáutica ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 25 e 29 de outubro de 2021.

O ministro e o presidente da AEB pretendem chefiar uma delegação brasileira para participar do evento, inclusive cumprindo uma série de compromissos para tratar da candidatura brasileira para sediar o congresso daqui três anos.

VEJA MAIS

Segundo o Diário Oficial da União, da parte da Agência Espacial Brasileira, a comitiva brasileira contará com Letícia Morosino, chefe de gabinete; João de Lima, analista em ciência e tecnologia; Aluísio Camargo, diretor de planejamento, orçamento e administração; Priscilla Pacheco, assessora técnica da diretoria de planejamento, orçamento e administração; Daniela Miranda, chefe da assessoria de cooperação Internacional; André Paes, chefe da assessoria de relações institucionais e comunicação; Herbert Kimura, diretor de inteligência estratégica e novos negócios; Lúcia Freitas, assessora técnica da diretoria de inteligência estratégica e novos negócios; e Cristiano Trein, diretor de governança do setor espacial.

Já do MCTI, vão participar do evento Christiane Corrêa, secretária de articulação e promoção da ciência; Carlos da Silva, diretor do departamento de articulação e comunicação; Odjair Baena, assessor; Paulo Alvim, secretário de empreendedorismo e inovação; Sergio de Almeida, secretário-executivo; Ricardo Mangrich, assessor especial do ministro; e Bernardo Netto, chefe da assessoria especial de assuntos internacionais.

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.