Blue Origin anuncia parte da tripulação do próximo voo da New Shepard
Lançamento está previsto para 12 de outubro.
Nesta segunda-feira, 27 de setembro, a empresa privada Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos, anunciou dois dos quatro turistas espaciais que viajarão ao espaço a bordo da cápsula New Shepard. O voo está previsto para outubro.
O primeiro deles é Chris Boshuizen, um ex-engenheiro da NASA (entre 2008 e 2012) que coinventou o Phonesat, um satélite orbital construído a partir de um smartphone comum. Ele também fundou a Singularity University, uma escola para estudar as consequências da aceleração do desenvolvimento tecnológico.
Chirs cofundou ainda a Planet Labs, em 2010. A empresa se tornou a primeira a usar comercialmente nanossatélites. Até o momento, mais de 450 satélites foram lançados, fornecendo mapeamento global diário do planeta a partir do espaço.
“Esta é a realização do meu maior sonho de infância. Mais importante, porém, vejo este voo como uma oportunidade para inspirar os alunos a seguirem carreiras em STEM [sigla em inglês para “Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática”] e catalisar a próxima geração de exploradores espaciais”, disse Boshuizen.
Já o segundo nome anunciado para viajar na New Shepard foi de Glen de Vries, cofundador da Medidata Solutions em 1999, a plataforma de pesquisa clínica mais usada do mundo. O software da empresa ajudou no diagnóstico de sete milhões de pacientes em todas as áreas terapêuticas, de vacinas a cânceres e doenças raras.
Atualmente, Glen é vice-presidente de ciências da vida e saúde da Dassault Système, empresa que adquiriu a Mediata, em 2019.
“Passei toda a minha carreira trabalhando para estender a vida das pessoas. No entanto, com materiais e energia limitados na Terra, estender nosso alcance ao espaço pode ajudar a humanidade a continuar a prosperar. Desempenhar um papel no avanço da indústria espacial e um dia disponibilizar esses recursos e compreensão para todos é uma oportunidade incrível. Sou apaixonado por aviação e espaço desde que me lembro, então este voo é realmente um sonho que se tornou realidade”, afirmou Vries.
Capitão Kirk
A Blue Origin afirmou que os nomes dos outros dois turistas espaciais serão revelados nos próximos dias.
VEJA MAIS
- Blue Origin quebra de uma só vez 4 recordes do Guinness
- Tom Hanks recusa convite de Jeff Bezos para ir ao espaço
- Jeff Bezos deixa comando da Amazon para focar na Blue Origin
A expectativa é que um deles seja o de William Shatner, o ator que interpretou o Capitão Kirk, na franquia “Star Trek” (“Jornada nas Estrelas”, em inglês). Se ele realmente embarcar nesta missão, o famoso ator se tornará a pessoa mais velha a viajar no espaço.
A expectativa é que o lançamento da missão NS-18 ocorra às 10h30 (horário de Brasília) do dia 12 de setembro de 2021, a partir do Texas, nos Estados Unidos.
A nave da Blue Origin fará um voo de cerca de 11 minutos, atingindo a altitude de 100 km. Os turistas espaciais poderão desfrutar da microgravidade por cerca de 3 minutos.
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor