Blue Origin anuncia parte da tripulação do próximo voo da New Shepard

Lançamento está previsto para 12 de outubro.

Blue Origin anuncia parte da tripulação do próximo voo da New Shepard

Nesta segunda-feira, 27 de setembro, a empresa privada Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos, anunciou dois dos quatro turistas espaciais que viajarão ao espaço a bordo da cápsula New Shepard. O voo está previsto para outubro.

O primeiro deles é Chris Boshuizen, um ex-engenheiro da NASA (entre 2008 e 2012) que coinventou o Phonesat, um satélite orbital construído a partir de um smartphone comum. Ele também fundou a Singularity University, uma escola para estudar as consequências da aceleração do desenvolvimento tecnológico.

Chirs cofundou ainda a Planet Labs, em 2010. A empresa se tornou a primeira a usar comercialmente nanossatélites. Até o momento, mais de 450 satélites foram lançados, fornecendo mapeamento global diário do planeta a partir do espaço.

“Esta é a realização do meu maior sonho de infância. Mais importante, porém, vejo este voo como uma oportunidade para inspirar os alunos a seguirem carreiras em STEM [sigla em inglês para “Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática”] e catalisar a próxima geração de exploradores espaciais”, disse Boshuizen.

Já o segundo nome anunciado para viajar na New Shepard foi de Glen de Vries, cofundador da Medidata Solutions em 1999, a plataforma de pesquisa clínica mais usada do mundo. O software da empresa ajudou no diagnóstico de sete milhões de pacientes em todas as áreas terapêuticas, de vacinas a cânceres e doenças raras.

Atualmente, Glen é vice-presidente de ciências da vida e saúde da Dassault Système, empresa que adquiriu a Mediata, em 2019.

“Passei toda a minha carreira trabalhando para estender a vida das pessoas. No entanto, com materiais e energia limitados na Terra, estender nosso alcance ao espaço pode ajudar a humanidade a continuar a prosperar. Desempenhar um papel no avanço da indústria espacial e um dia disponibilizar esses recursos e compreensão para todos é uma oportunidade incrível. Sou apaixonado por aviação e espaço desde que me lembro, então este voo é realmente um sonho que se tornou realidade”, afirmou Vries.

Foto institucional do interior da cápsula New Shepard.
Foto institucional do interior da cápsula New Shepard. Crédito: Blue Origin/Divulgação

Capitão Kirk

A Blue Origin afirmou que os nomes dos outros dois turistas espaciais serão revelados nos próximos dias.

VEJA MAIS

A expectativa é que um deles seja o de William Shatner, o ator que interpretou o Capitão Kirk, na franquia “Star Trek” (“Jornada nas Estrelas”, em inglês). Se ele realmente embarcar nesta missão, o famoso ator se tornará a pessoa mais velha a viajar no espaço.

A expectativa é que o lançamento da missão NS-18 ocorra às 10h30 (horário de Brasília) do dia 12 de setembro de 2021, a partir do Texas, nos Estados Unidos.

A nave da Blue Origin fará um voo de cerca de 11 minutos, atingindo a altitude de 100 km. Os turistas espaciais poderão desfrutar da microgravidade por cerca de 3 minutos.

Chris Boshuizen (à esquerda) e Glen de Vries (à direita).
Chris Boshuizen (à esquerda) e Glen de Vries (à direita). Crédito: Blue Origin/Divulgação

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.