Biden anuncia sua equipe de transição na NASA
Força-tarefa será responsável por compreender as operações na agência espacial e promover uma transferência de administração tranquila.
O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, acaba de anunciar as equipes de transição designadas para as agências governamentais do país, entre elas, a NASA. Essas equipes são responsáveis por compreender as operações de cada agência, garantindo uma transferência tranquila entre a administração atual e a futura presidência de Biden.
É válido lembrar que Jim Bridenstine, atual administrador da NASA, já anunciou que pretende deixar o seu cargo quando Biden assumir a Casa Branca.
Segundo a equipe de Biden, a escolha dos nomes buscou não apenas refletir os valores e prioridades do próximo governo, mas também a diversidade de perspectivas para as demandas atuais dos Estados Unidos.
No caso da NASA, foram escolhidos cinco mulheres e três homens para a equipe de transição, entre eles dois ex-cientistas-chefes da NASA, dois especialistas em meio ambiente e uma ex-astronauta.
Todos vão trabalhar de forma voluntária.
Confira o perfil dos oito membros da equipe:
Ellen Stofan (líder da equipe): Geóloga planetária e atual diretora do Museu Nacional do Ar e Espaço do Smithsonian Institution. Ela já foi cientista chefe da NASA entre 2013 e 2016.
Waleed Abdalati: Diretor do Instituto Cooperativo de Pesquisa em Ciências Ambientais. Ele foi cientista chefe da NASA entre 2011 e 2012.
Jedidah Isler: Professora assistente de astrofísica no Dartmouth College e pesquisadora de buracos negros. Ela foi a primeira mulher afro-americana a obter um Ph.D. em astrofísica pela Universidade de Yale.
Bavya Lal: Cientista do Instituto de Política de Ciência e Tecnologia do Instituto de Análise de Defesa (IDA, na sigla em inglês). Ele lidera análises de tecnologia, estratégia e política espacial para agências e departamentos federais dos Estados Unidos.
VEJA MAIS
- NASA espera que cooperação com a Rússia continue para além de 2030
- NASA empresta rocha lunar para expor no Salão Oval da Casa Branca
- Joe Biden pode nomear uma mulher para comandar a NASA
Pam Melroy: Ex-astronauta da NASA e oficial aposentado da Força Aérea dos EUA. Ela já voou em três missões de ônibus espaciais, entre 2000 e 2007.
Dave Noble: Diretor-executivo da American Civil Liberties Union (ACLU). Ele já trabalhou como vice-diretor e diretor interino do gabinete de pessoal presidencial, durante o governo de Barack Obama. Ele também trabalhou como contato entre a Casa Branca e o vice-chefe de gabinete da NASA.
Shannon Valley: Pós-doutoranda na Escola de Ciências da Terra e Atmosféricas do Georgia Institute of Technology, onde estuda a história do clima. Durante o governo de Obama ela trabalhou na Casa Branca e na sede da NASA como elemento de ligação entre o Congresso e os programas de ciências da agência espacial.
David Weaver: Diretor de comunicações da Air Line Pilots Association. Ele atuou como administrador associado do escritório de comunicações da NASA entre 2010 a 2016.
Apesar da escolha dos nomes das equipes de transição, o atual presidente Donald Trump não reconhece a vitória de Biden nas eleições presidenciais dos EUA e se recusa a dar início ao processo de transição de poder.
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor