Astrônomos encontram buraco negro perto da Terra
Ele está tão próximo que o sistema estelar a qual ele faz parte pode ser observado sem telescópios.
O Observatório La Silla, no Chile, acaba de descobrir o que pode ser o buraco negro mais próximo da Terra. Situado a 1.000 anos-luz da Terra, na constelação do Telescópio, o objeto foi encontrado por astrônomos enquanto estudavam sistemas com estrelas duplas.
Obviamente, o buraco não pode ser observado, por ser um objeto super maciço que não permite que nada escape de sua força gravitacional, nem mesmo a luz. Entretanto, ele faz parte de um sistema estelar brilhante, que pode ser observado a olho nu (sem telescópios).
Ao estudar as duas estrelas companheiras do sistema HR 6819, os pesquisadores foram surpreendidos pelas interações gravitacionais geradas pelo terceiro objeto escondido.
As observações mostram que uma das estrelas orbita o buraco negro a cada 40 dias, e a outra fica a uma distância muito maior do astro invisível.
O buraco negro de HR 6819 é um dos primeiros encontrados que não liberam raio-X e nem interagem violentamente com estrelas próximas, o que explica porque ele não foi detectado antes. Outros objetos semelhantes podem estar ainda mais próximos da Terra.
Após o sistema HR 6819, o buraco negro mais próximo conhecido está há 3.000 anos-luz da Terra, na constelação de Monoceros. Pesquisadores acreditam que possam existir centenas de milhões de buracos negros na nossa galáxia.
As estrelas duplas de HR 6819 podem ser observadas no céu como uma única estrela de quinta magnitude, na constelação de Telescópio, perto da fronteira com a constelação do Pavão.
VEJA MAIS
- ELT: ESO lança novo site sobre o ambicioso megaobservatório
- Estrela gigante desaparece sem deixar pistas
- Astrônomos descobrem manchas magnéticas gigantes em estrelas
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor