Astrônomos querem que a NASA mude nome do Telescópio James Webb
Sucessor do ‘Telescópio Espacial Hubble’ pode estar homenageando um homofóbico, mas agência espacial se recusa a mudar o nome.
Um grupo de astrônomos e entusiastas da astronomia assinaram uma petição pública para exigir que a NASA altere o nome do Telescópio Espacial James Webb (JWST). Ao todo, mais de 1200 pessoas já assinaram a petição.
O lançamento do novo telescópio espacial está programado para o próximo dia 18 de dezembro. Ele leva o nome de James Edwin Webb, o administrador da NASA entre os anos de 1961 e 1968, durante os primeiros voos tripulados da agência espacial americana, nos projetos Mercury e Gemini, considerados fundamentais para o programa Apollo, que levou Neil Armstrong e Buzz Aldrin a caminharem na Lua.
Entretanto, antes de assumir o comando da agência espacial, James Webb foi subsecretário no Departamento de Estado do governo dos Estados Unidos, na década de 1950. Segundo a petição, há evidências de que ele esteve envolvido diretamente com políticas que buscavam afastar gays e lésbicas de cargos governamentais, o que resultou na demissão de 91 homossexuais.
A petição também cita o caso de Clifford L. Norton, um ex-administrador de orçamento da NASA que foi demitido por ser gay em 1963, quando Webb era administrador da agência espacial. Na época, o argumento utilizado era de que ele possuía uma “conduta imoral” e por possuir “traços de personalidade” que o tornaria inadequado para o serviço público.
No episódio, Norton chegou a ser preso pela polícia após ser observado falando com outro homem, sendo levado para interrogatório por suspeita de homossexualidade. O caso ganhou destaque em 1969, quando Norton processou e ganhou uma ação na Justiça.
Por outro lado, há quem afirme que Webb não estava envolvido com a criação de políticas homofóbicas no Departamento de Estado americano, nem mesmo com a demissão de Norton. O nome de Webb não foi citado no processo na Justiça, por exemplo.
Webb faleceu em 1992, aos 85 anos. Estando ou não envolvido, muitos cientistas lamentam que a NASA pretenda homenagear um homem cujo legado é questionável, controverso ou mesmo cúmplice de uma política de discriminação no governo dos EUA e dentro da NASA.
Vale destacar que ainda hoje existem denúncias de assédio e exclusão de astrônomos homossexuais no ambiente de trabalho, como destacou em um relatório a Sociedade Americana de Física, dos Estados Unidos.
VEJA MAIS
- Boeing será investigada por possível fraude em licitação da NASA
- NASA renomeia telescópio espacial com nome da ‘mãe do Hubble’
- Jim Bridenstine deixa o cargo de administrador da NASA
Telescópio Espacial James Webb
O novo telescópio tem sido desenvolvido nos últimos 25 anos. O anúncio que ele se chamaria “James Webb” foi feito pela NASA em 2002.
Muitos dos que assinaram a petição – organizada pela cosmologista Chanda Prescod-Weinstein – são cientistas que vão utilizar o futuro telescópio em suas pesquisas.
“Chegou a hora de escolher um futuro inspirador para todos nós. Exigimos que a NASA renomeie JWST imediatamente e conceda essa honra a alguém cujo legado é adequado a um telescópio cujos dados serão usados em descobertas que inspirarão futuras gerações de astrônomo”, afirmaram os astrônomos em petição.
No texto, também é sugerido o nome de Harriet Tubman para o telescópio, uma abolicionista e ativista americana. Ela nasceu escravizada, em 1822, escapou da escravidão e conseguiu ajudar na libertação de cerca de 300 escravos. Um asteroide já foi batizado com o nome de Tubman.
“Nós, os futuros usuários do telescópio espacial de próxima geração da NASA e aqueles que herdarão seu legado, exigimos que este telescópio receba um nome digno de suas notáveis descobertas, um nome que representa um futuro no qual todos seremos livres”, completou.
Porém, segundo o site americano NPR, a NASA não tem intenção de alterar o nome do novo telescópio espacial, após fazer uma investigação, inclusive com a consulta de historiadores.
“Não encontramos nenhuma evidência neste momento que justifique a mudança do nome do Telescópio Espacial James Webb”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson.
A agência espacial americana não emitiu uma declaração pública sobre o caso, se limitando a informar a decisão de não mudar o nome do Telescópio James Webb para um pequeno número de jornalistas. O gesto foi considerado como lamentável e um péssimo exemplo de relações-públicas.
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor
0 Comentários