MAST realiza série de lives ao vivo nesta semana

Iniciativa faz parte da ’15ª Primavera de Museus’.

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) realiza entre os dias 21 e 25 de setembro uma série de lives ao vivo com o objetivo de divulgar a ciência e a astronomia. A iniciativa faz parte da 15ª Primavera de Museus, coordenada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

A temporada cultural busca contribuir no despertar da população brasileira em diferentes áreas de conhecimento, assim como ressaltar a importância das memórias e valor científico-cultural dos museus brasileiros.

Neste ano, serão 1.700 atividades a serem realizadas simultaneamente por Museus de várias cidades do país. Para 2021, a temática será “Museus: perdas e recomeços”, estimulando reflexões sobre o momento da pandemia atual e a sua recuperação.

No caso do MAST serão quatro atividades online, conforme a seguir:

21/09/2021 – Olhares sobre as Preciosidades do MAST – Fotoheliógrafo

A transmissão faz parte do projeto “Olhares Sobre as Preciosidades do MAST”, apresentando ao público histórias e particularidades de instrumentos astronômicos que estão no acervo no museu. Para a 15ª Primevera de Museus, o instrumento escolhido é o fotoheliógrafo, um patrimônio do MAST, que permite projetar a imagem do disco solar em um anteparo, tornando a observação do Sol mais segura.

A transmissão será feita pelo canal do MAST no YouTube (link abaixo), na terça-feira, 21 de setembro, a partir das 15h (horário de Brasília).

23/09/2021 – Invenção & Imaginação – Especial Marie Curie

A live vai explorar a vida e história da física Marie Curie, a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel de Física, e a única a receber o mesmo prêmio duas vezes, também na área de Química.

A iniciativa faz parte do projeto “Invenção & Imaginação – Arte e Ciência em Diálogo”, realizado a partir da parceria entre o MAST, Goethe-Institut e também o Escritório do Livro e Coordenação das Mediatecas Francesas da Embaixada da França no Brasil.

Além desta transmissão, o projeto também fará lives sobre Julio Verne, Fritz Lang e Johannes Kepler, em outubro, novembro e dezembro, respectivamente. As inscrições grátis para esses eventos podem ser feitas por meio da plataforma Sympla.

O evento sobre a Marie Curie será na quinta-feira, também às 15h, por meio do canal no YouTube da Cooperação Cultural Franco Alemã no YouTube.

24/09/2021 – Céu de Histórias

Nesta live, o Museu de Astronomia e Ciências Afins vai apresentar dois vídeos com contos de tradição oral sobre as observações dos astros a partir da perspectiva de povos tradicionais.

Três episódios desta série já foram lançados na Semana Nacional de Museus em 2021. Nesta semana, os dois vídeos inéditos são “Como Surgiu a Escuridão” (de Serra Leoa, na África) e “O Nascimento das Estrelas” (dos indígenas Bororo, de Mato Grosso).

A transmissão será feita pelo canal do YouTube do MAST, na sexta-feira, 24 de setembro, às 10h.

Banner do evento Primavera dos Museus 2021

25/09/2021 – Coleções Mirins

Para encerrar, o MAST vai realizar um evento interativo voltado para crianças, para que elas possam apresentar suas coleções caseiras, como livros, figurinhas, brinquedos, instrumentos musicais, entre outros. A ideia é que elas apresentem suas coleções e compartilhem as suas concepções sobre coleções e museus.

A atividade ocorrerá no sábado, 25 de setembro, às 10h por meio da plataforma Google Meet. Os interessados precisam se inscrever por meio do formulário disponibilizado pelo MAST. O link para participação será enviado no dia do encontro.

Reabertura do MAST

Localizado na cidade do Rio de Janeiro, no Morro de São Januário, Bairro Imperial de São Cristóvão, o Museu de Astronomia e Ciência Afins tem a missão de ampliar o conhecimento científico e tecnológico da sociedade, além de preservar o acervo do Observatório Nacional (ON), como instrumentos científicos, máquinas, equipamentos, mobiliários e esculturas.

Regularmente, o MAST realiza explosões e atividades planejadas abertas ao público, como oficinas, palestras, visitas, além de observação do céu.

Porém, desde março de 2021, o museu está fechado temporariamente por conta da pandemia. Nesta última semana, o MAST publicou portaria no Diário Oficial da União na qual estabelece que o museu retorna gradualmente às atividades presenciais somente a partir de 3 de janeiro de 2022. Inicialmente, este retorno estava previsto para 1º de outubro deste ano.

Nesse meio tempo, o museu tem promovido o projeto “MAST em CASA”, oferecendo atividades, vídeos e lives ao vivo por meio das redes sociais.

Fonte: Assessoria de Imprensa MAST

Luneta centenária do MAST
Imagem: MAST/Divulgação

VEJA MAIS

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Tags:

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.