Prefeitura do Rio de Janeiro renova parceria com a NASA
Agência espacial auxiliará a cidade carioca na previsão de desastres naturais e no monitoramento da qualidade do ar.
A Prefeitura do Rio de Janeiro acaba de renovar por mais cinco anos um acordo de cooperação institucional entre o município e a agência espacial americana, a NASA. O acordo foi firmado originalmente em 2015 e tinha o objetivo de compartilhar dados, modelos e conhecimentos científicos e de gestão.
Com a renovação da parceria, o município e a NASA promoverão esforços para melhor compreender, antecipar, monitorar e responder aos desastres naturais e outros impactos que afetam a cidade.
A colaboração aproveita os atributos exclusivos dos dados de satélite da NASA e as estruturas de modelagem e gerenciamento do Rio de Janeiro.
Um exemplo é um modelo de previsão de inundações urbanas, o que permitirá à prefeitura local antecipar eventos climáticos extremos, permitindo que o Centro de Operações do Rio monitore os riscos de deslizamentos.
O novo modelo é o primeiro desenvolvido neste nível de detalhe pela NASA e será alvo de transferência da tecnologia e conhecimento o Rio de Janeiro.
Também está previsto no acordo o uso de uma solução que permitirá emitir alertas sobre a qualidade do ar, utilizando modelos de previsão na escala global combinados com os dados da rede de monitoramento da cidade.
As aplicações estão sendo desenvolvidas por técnicos do Instituto Pereira Passos e da NASA e devem entrar em operação no segundo semestre de 2021.
VEJA MAIS
- SpaceX lançará satélite construído por startup brasileira
- Brasil ganha 5 ouros em Olimpíada Internacional de Astronomia
- Astrônomo brasileiro usa inteligência artificial para estudar estrelas
O acordo prevê ainda iniciativas de divulgação da ciência nas escolas locais e para o público em geral.
De acordo com o diretor do Programa de Ciências Aplicadas da Divisão de Ciências da Terra da NASA, Lawrence Friedl, o trabalho conjunto tem ajudado a compreender como a ciência e a geociência podem ajudar a governar uma cidade.
“Vamos continuar trabalhando pelos próximos cinco anos compartilhando modelos, informações e dados que contribuam para a melhoria da gestão urbana do Rio”, afirmou Friedl.
Para Marcelo Calero, secretário municipal de Governo e Integridade Pública, a parceria ajudará a prefeitura a enfrentar os desafios enfrentados pela cidade, principalmente na redução de riscos de desastres.
“Esse acordo é crucial para que a cidade possa antecipar ações com o objetivo de evitar tragédias, mitigar as consequências dos desastres naturais e gerenciar os impactos das mudanças climáticas. Tenho certeza que nos próximos cinco anos nós fortaleceremos a nossa cooperação e consolidaremos esta parceria como um modelo a ser seguido por outros”, afirmou Calero.
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor
0 Comentários