Saiba tudo sobre o Eclipse Solar desta segunda-feira

Último eclipse do ano será visível em boa parte da América do Sul, inclusive no Brasil.

Foto de um eclipse solar, com a Lua encobrindo uma parte do Sol.
Foto de um eclipse solar, com a Lua encobrindo uma parte do Sol. Crédito da imagem: Randy McGuire/Pixabay

Nesta segunda-feira, 14, ocorre o segundo e último eclipse solar do ano. O raro fenômeno é visível em partes da América do Sul e da Antártica, incluindo Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai. No Brasil, o eclipse do Sol será parcial, sendo visível a partir de 10h33 (horário de Brasília) e terminando às 15h53. O ponto máximo ocorre às 13h13.

Eclipse do Sol

O último eclipse solar de 2020 será total, sendo visível apenas em algumas localidades do Chile e Argentina.

O ponto onde a totalidade terá a maior duração é na região central do deserto da Patagônia, onde a Lua encobrirá o Sol por dois minutos e 10 segundos.

Já no Brasil, só será possível ver o eclipse parcial, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Nas cidades mais ao norte das regiões Norte e Nordeste do país não será possível acompanhar o fenômeno.

Quanto mais ao sul do país, maior será o bloqueio da luz solar. 

Em Salvador cerca de 6% do Sol será encoberto pela Lua, em Brasília 9%, em Belo Horizonte 21%, Rio de Janeiro 31%, São Paulo 32%, Curitiba 37% e Porto Alegre 55%.

Como observar o eclipse?

Observar o Sol é extremamente perigoso, podendo causar lesões graves aos seus olhos, podendo levar à cegueira parcial ou mesmo total.

Portanto, não olhe diretamente para o Sol e nem observe o eclipse observando óculos escuros, chapas de raio-X, antigos filmes fotográficos, máscaras de solda, vidro fumê ou similares. Nenhum desses métodos protege adequadamente os seus olhos da luz solar.

A melhor maneira para observar um eclipse é utilizando algum método de projeção. Confira nosso guia abaixo.

Onde assistir online?

A Asociación Argentina de Astronomía (AAA), em parceria com o governo da Província de Río Negro, pretende transmitir ao vivo e pela internet o eclipse a partir da Patagônia, onde o fenômeno será total.

O evento (em espanhol) pode ser acompanhado no YouTube, Twitter e Facebook.

A transmissão terá início às 11h30 (horário de Brasília).

Previsão do tempo

A previsão para esta segunda-feira é que o avanço de uma frente fria acabe provocando tempo fechado e risco de chuva nas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte, e em partes das regiões Sudeste e Nordeste.

Na região Sul do Brasil, onde será visível a maior porcentagem do bloqueio solar pela Lua, pode chover forte no centro-oeste dos estados de Santa Catarina e no Paraná, incluindo em Chapecó e Foz do Iguaçu. 

No leste catarinense e nas regiões de Curitiba e Londrina há chances de temporais, com chuva desde cedo, mas intercalando com tempos de abertura de Sol. 

Na região de Porto Alegre e sul do Rio Grande do Sul a manhã começa com pancadas de chuva e gradualmente o Sol aparece com o passar do dia.

No Sudeste, São Paulo e Rio de Janeiro pode ter chuva a qualquer hora do dia, intercalando com vários períodos de Sol. O mesmo vale para todo o centro-oeste e sul de Minas Gerais.

O tempo permanece firme em boa parte do Nordeste, na região norte de Minas Gerais e em praticamente todo o Espirito Santo.

Qual o próximo eclipse do Sol?

O próximo eclipse solar ocorrerá em 10 de junho de 2021. 

Ele será do tipo anular e visível na América do Norte, Europa e Ásia.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *