AEB realiza seminário sobre mineração espacial
Estima-se que mercado pode gerar receitas de mais de 170 bilhões de euros até 2045.
Nesta quarta-feira, 19, a Agência Espacial Brasileira (AEB) vai realizar um webinar sobre exploração e mineração no espaço. O seminário “Opportunities and Benefits in Space Resources Utilization” (“Oportunidades e Benefícios na Utilização de Recursos Espaciais”, em inglês) conta com apoio do Mundo GEO e parceria da Secure World Foundation (SWF), uma fundação privada dedicada ao uso seguro e sustentável do espaço para o benefício da Terra e de todos os seus povos.
Segundo a Agência Espacial de Luxemburgo, a mineração espacial pode gerar uma receita de mais de 170 bilhões de euros (R$ 1,1 trilhão na cotação atual) até 2045.
O foco do webinar é discutir como tornar esse mercado sustentável, bem como os seus desdobramentos políticos, diplomáticos, tecnológicos e de inovação.
O evento online será moderado por Paulo Vasconcellos, diretor de transporte espacial e licenciamento da AEB e Ian Christensen, diretor de programas do setor privado da SWF.
Entre os palestrantes estão Kyle Acierno, vice-presidente global de vendas e estratégias na ispace; Mike Gold, administrador associado interino no escritório de relações internacionais e interagências da NASA; Joseph Mousel, responsável pelas políticas na Agência Espacial de Luxemburgo; e Julio Nery, diretor de sustentabilidade e assuntos regulatórios no Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).
A transmissão será feita pelo perfil do YouTube da Agência Espacial Brasileira, e o idioma principal do evento será o inglês. A inscrição pode ser feita neste link.
VEJA MAIS
- Site permite fazer tour virtual 360º em sala de controle da NASA
- As duas novas sondas que a NASA enviará para Vênus
- Voyager 2: A única sonda a visitar Netuno
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor