SpaceX fará uma nova tentativa de lançar a sua primeira missão tripulada

Previsão é de 50% de chances de bom tempo para a decolagem na tarde deste sábado.

Cápsula Crew Dragon, no topo do foguete Falcon 9.
Cápsula Crew Dragon, no topo do foguete Falcon 9. Crédito: Stephen Clark/Spaceflight Now

Apesar de a previsão do tempo não ser favorável, a SpaceX decidiu prosseguir com uma nova tentativa de fazer decolar a sua primeira missão tripulada, às 16h22 (horário de Brasília) deste sábado (30). Na última quarta-feira, 27, a SpaceX abortou o lançamento do foguete Falcon 9 apenas 17 minutos antes do lançamento, devido às condições climáticas sobre a Flórida, nos Estados Unidos.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Segundo o último boletim meteorológico divulgado, existe 50% de chance de condições aceitáveis ​ para o lançamento da Falcon 9. O mínimo exigido é 60%.

O tempo ruim é considerado um risco, pois ele pode interferir no resgate dos astronautas em um eventual problema no foguete e posterior pouso de emergência no mar.

A NASA e a SpaceX anunciaram que o foguete Falcon 9, a cápsula Crew Dragon e os sistemas terrestres estão prontos para a nova tentativa.

🤓 VEJA MAIS

📷 Fotógrafo revela como tirar foto da Lua com o celular
🧑‍🎓 5 cursos de astronomia que você pode fazer online
📚 Os melhores livros de astronomia para iniciantes

Missão Crew Dragon Demo-2

A missão é considerada histórica, pois há 9 anos os Estados Unidos não lançam uma espaçonave tripulada própria e a partir de solo americano. Nesse meio tempo, a NASA comprava assentos a bordo da russa Soyuz, para que seus astronautas tivessem acesso à Estação Espacial Internacional (ISS).

Com a aposentadoria dos ônibus espaciais em 2011, a NASA decidiu delegar o acesso ao espaço à iniciativa privada. A SpaceX foi contratada pela agência espacial para entregar suprimentos e enviar astronautas para a ISS. Outros contratos envolvem viagens à Lua, preparando o terreno para missões futuras até Marte.

Um contrato semelhante foi assinado com a Boeing, mas a empresa ainda não está pronta para transportar pessoas ao espaço.

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se nos canais do Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.